MENU

Artigo

O grande desafio de Gleisi

Publicado: 07 Junho, 2017 - 00h00

Temos vivido tempos em que não nos permitimos deixar passar questões importantes que mereçam o nosso acompanhamento apurado, seus desdobramentos, avanços, recuos e reflexões. A vida política é rica destes processos, só precisamos nos desafiar a estar atentos para realizar mudanças.

Neste momento em que passamos por tantos retrocessos, com a retirada de investimentos em todas as políticas sociais, em especial saúde e educação, o que implicará negativamente na sociedade, eleger Gleisi presidenta nacional do PT, único partido com grande significância na AL, não desmerecendo PCdoB e PSOL, partidos pelos quais mantenho respeito e admiração fora o PT, pode nos propiciar um novo olhar sobre a política. 

Quero dizer a todas que eu acredito que a senadora Gleisi Hoffman será uma presidenta que empoderará outras mulheres! Que trará para o centro do debate todas as questões de relevância política para as mulheres e para o conjunto da classe trabalhadora, dando visibilidade às demandas reprimidas da população pobre por meio do seu mandato como senadora e agora como primeira presidenta do PT.

Numa sociedade machista como a nossa, ter uma mulher com o perfil de Gleisi a frente do principal partido de esquerda do Brasil é para se brindar. Brindar a evolução do partido que se desafiou, primeiro, por estabelecer a cota de gênero, em 1991, depois a paridade, em 2012, e agora elegendo uma mulher como sua principal liderança.

Com certeza não é por meio deste ato que baniremos o machismo dos nossos quadros, que romperemos com posições muitas vezes ambíguas, mas acredito que o “caminho se faz ao andar” e esse é um grande passo. Passo que nos influenciará a dar outros e começar a pensar em ter mulheres na Presidência de centrais sindicais, partidos políticos, em direções de empresas, aumentar nossa participação no Parlamento, enfim, se fazer representar no poder à medida da nossa participação na sociedade.

Precisamos nos desafiar, mulheres e homens, a trabalhar para que as mulheres participem, de fato, da vida política deste país, na sua construção cotidiana e nos diversos espaços de poder. Só assim teremos uma sociedade democrática, pois não existe democracia sem a participação das mulheres, de negros e negras e da juventude. Caso contrário, é uma sociedade apartada.

A senadora foi fundamental para a militância durante todo o processo do golpe e neste momento na luta contra as reformas. A importância de eleger Gleisi significa empoderar e fortalecer as mulheres neste momento de tantos retrocessos.