MENU

8º Encontro Estadual de Mulheres Trabalhadoras da CUT-PB

Evento ocorre na próxima quinta (19) no auditório do Sindicato dos Bancários

Publicado: 18 Fevereiro, 2015 - 00h00

notice

Debater e discutir os impactos das políticas públicas na vida das mulheres trabalhadoras e a conjuntura da política nacional e estadual são os principais objetivos do 8° Encontro Estadual de Mulheres Trabalhadoras da CUT-PB, que acontece na próxima quinta (19), no auditório do Sindicato dos Bancários da Paraíba, em João Pessoa, às vésperas do 8º Encontro Nacional da Mulher Trabalhadora da CUT, a ser realizado entre os dias 27, 28 e 29 de março, em Brasília (DF).
A secretária Nacional de Mulheres Trabalhadoras da CUT, Rosane Silva, é uma das presenças confirmadas para ministrar a análise de conjuntura com o Painel “Avanços e desafios para as mulheres na atual conjuntura política”, que terá Giucélia Figueiredo, secretária de Políticas Públicas para Mulheres da Prefeitura de João Pessoa (SEPPM) como debatedora.
De acordo com Luzenira Linhares, secretária da Mulher Trabalhadora da CUT-PB, o evento já faz parte da agenda local e nacional. “É uma oportunidade para as mulheres pautarem os temas de grande relevância com debates sobre autonomia e igualdade, além de acumular conhecimentos e propor encaminhamentos para o encontro nacional como forma de exigir políticas públicas que contribuam para o fortalecimento de suas conquistas”, ressaltou.
Segundo a sindicalista, as mulheres ainda enfrentam discriminação no mercado de trabalho e eventos como esses são essenciais para o enfrentamento desse cenário de combate. Para ela, a CUT-PB tem um papel fundamental na defesa das mulheres trabalhadoras e vem atuando firmemente para que o mundo do trabalho seja cada vez mais um espaço igualitário para as mulheres, com igualdade de oportunidades e de salários em relação aos homens.
Saiba mais
Os temas a serem discutidos no encontro nacional são os seguintes: Conjuntura nacional e internacional e os impactos para a vida das mulheres, Paridade: Por uma nova democracia sindical, Democratização do Estado: a Reforma política, democratização dos meios de comunicação e a luta feminista, Trabalho e Autonomia: A presença das mulheres no mundo do trabalho formal e informal.
As propostas enviadas pelos estados serão discutidas em trabalho de grupo e levadas para a plenária final, que também aprovará um balanço e perspectivas de políticas para as Mulheres na CUT, moções e calendário.
Programação
8º ENCONTRO ESTADUAL DE MULHERES TRABALHADORAS CUT-PB
19 de fevereiro de 2015 – 9h00
Sindicato dos Bancários – João Pessoa/PB
09h00 – Abertura(mesa)
Coordenação Paulo Tavares/Luzenira Linhares
Mesa com representação: CUT-PB, CUT Nacional, Movimento de Mulhere, e Partidos.
09h30 – Painel: Avanços e Desafios para as Mulheres na Atual Conjuntura Política (Nacional e Estadual)
Expositoras: Rosane da Silva – Secretária Nacional da Mulher Trabalhadora da CUT;
Giucélia Figueredo – Secretária Municipal de Políticas para Mulheres (SPPM-JP)
10H50 – Debates
12h00 – Almoço
13h30 – Aprovação do Regimento do 8º Encontro Estadual de Mulheres Trabalhadoras da CUT-PB
14h00 – Trabalho em grupo
15h00 – Apresentação dos grupos e aprovação do texto final
16h00 – Eleição das delegadas
16h30 - Encerramento