Escrito por: Blog do Eliomar

Aeroporto de Fortaleza (CE) vive madrugada de protestos contra PL da terceirização

Ato reuniu cerca de 50 manifestantes contra o PL 4302, que está na pauta de hoje do Plenário da Câmara dos Deputados

Paulo Moska
Trabalhadores abordaram os parlamentares no saguão de embarque do Pinto Martins

Cerca de 50 manifestantes realizaram um protesto, na madrugada desta terça-feira (21), no Aeroporto Internacional Pinto  Martins, contra o PL 4302. O projeto, que regulamenta a terceirização na atividade fim das empresas, pode ser votado hoje pela Câmara dos Deputados.

O ato foi organizado pela CUT, Sindicato dos Professores de Fortaleza (Sindiute), Federação dos Trabalhadores do Serviço Público Municipal (Fetamce) e Sindicato dos Professores do Estado (Apeoc).

Na ocasião, os manifestantes fizeram um corpo a corpo junto a parlamentares federais cearenses que costumam embarcar sempre na madrugada de terça-feira para Brasília.

Uma das parlamentares alcançados pelo protesto, a deputada federal Gorete Pereira (PR/CE) acabou vaiada ao revelar ser favorável ao projeto que flexibiliza as terceirizações. O PL tramita em regime de urgência na Casa, o que impõe um prazo de cinco sessões para votação, período já expirado.

Entre os que passaram, conversaram e apoiaram os sindicalistas, estavam José Guimarães (PT/CE), Odorico Monteiro (Pros/CE) e Chico Lopes (PCdoB/CE). Lopes aproveitou para bater duro no presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM/J), a quem qualificou de “cretino”.

Enquanto isso, houve parlamentar que conseguiu driblar o protesto e evitar confrontos. Caso, por exemplo, do deputado federal tucano Raimundo Gomes de Matos (PSDB/CE). Ele embarcou por outra área do terminal, mas, mesmo assim, alguns manifestantes conseguiram vê-lo seguindo para o embarque, no que acabou sendo chamado de golpista.

Mas surpresa mesmo para os manifestantes foi a presença do prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio (PDT). Ele embarcava para Brasília, onde cumprirá agenda em alguns ministérios e será recebido em audiência, à tarde, pelo presidente Michel Temer (PMDB). O prefeito não deixou de abrir largo sorriso e cumprimentar sindicalistas, entre eles professores do município que cobram reajuste do piso salarial.

Instado sobre a reforma da Previdência, o prefeito Roberto Cláudio disse que estava aberto a incorporar outras lutas, destacando que estava sempre aberto a discutir questões além da pauta local. Ele aproveitou para informar que na sexta-feira receberá o Sindiute para discutir reajuste do piso dos professores. A categoria bradou quanto quer: 7.64%.

De acordo com a Central Única dos Trabalhadores, as manfestações contra o PL da terceirização ocorreram nesta madrugada nos principais aeroportos do país para pressionar os deputados a votarem contra a matéria, que está na pauta de hoje do Plenário da Câmara.

Hoje também haverá manifestação em Brasília contra o PL 4302, que precariza ainda mais as relações de trabalho no País. Um ato para pressionar a Câmara contra aprovação do projeto está marcado para às 13 horas, na Esplanada dos Ministérios (Espaço do Servidor).

Edição Déborah Lima