MENU

ANIVERSÁRIO DOS 70 ANOS DA CRIAÇÃO DA CIPA NO BRASIL

Para o Secretário Nacional de Saúde e Segurança no trabalho, é preciso comemorar a data. "A CIPA" (COMISSÃO INTERNA E PREVENÇÃO DE ACIDENTES), é fruto da luta e uma conquista dos trabalhadores.

Publicado: 01 Dezembro, 2014 - 00h00

notice

Mudando realidade de ambientes e processos de trabalho que adoeciam e acidentavam onde não houve melhorias, é porque ali a CIPA, foi manipulada ou criada para enganar o fiscal. Ou seja, não foi permitido o desenvolvimento do seu papel para a finalidade à qual foi constituída. E o Secretário Nacional defende mudanças na NR5, e destaca 2 pontos "que o presidente da CIPA seja o representante do trabalhador, e que a comissão participe de todo o planejamento.
O SINSEP, também defende esta tese mais ainda tem que rever a obrigatoriedade de CIPAS , regulamentadas nos órgãos públicos com ordens à ser definidas pelo SESMET (SERVIÇO DE SAÚDE E MEDICINA DO TRABALHO) e os sindicatos das categorias, estamos de olho.
Para os Servidores Públicos Municipais foi instaurado o SIST/COMPAT,o que é uma conquista dos trabalhadores e do SINSEP, que vem na luta por um trabalho seguro e com a prevenção. O SINSEP, em parceria com a Comissão Sindical de Saúde e Segurança, busca melhorias, acompanhamento dirigido, e a formação dos servidores para que tenhamos no inicio, um breve conhecimento e no futuro nada deixar a desejar com relação a saúde do trabalhador.
Com determinação das prioridades e fiscalização de todos nós e sem nada a temer para que tudo seja executado com muita dedicação de todas as partes.
O SINSEP esta ai para fiscalizar e orientar.