MENU

Brasil: 77% das famílias estão endividadas

Segundo a Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor realizada pela CNC, o percentual das famílias que têm dívidas com pagamento atrasado bateu novo recorde em maio.

Publicado: 09 Junho, 2022 - 09h05

Escrito por: Thiago Marinho

Divulgação
notice
Este é o maior índice desde que a pesquisa começou a ser realizada.

Segundo a Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor realizada pela Confederação Nacional do Comércio (CNC), o percentual das famílias que têm dívidas com pagamento atrasado bateu novo recorde em maio. Dados do mês passado indicam que 28,7% das famílias têm contas atrasadas. Este é o maior índice desde que a pesquisa começou a ser realizada, em 2010.

Em abril, o percentual de inadimplentes era de 28,6% – ou seja, 0,1 ponto percentual mais baixo. Há um ano, em maio de 2021, o índice era de 24,3% – 4,4 pontos a menos. “As famílias estão enfrentando dificuldades para honrar suas dívidas no mês, pois já estão com o orçamento muito apertado não só por conta das dívidas, mas também pela inflação ao consumidor acima dos 12% anuais”, informou a CNC, sobre o índice.

Ainda segundo a pesquisa da CNC, em maio, 77,4% das famílias tinham dívidas a pagar. São consideradas na pesquisa contas com cheque pré-datado, cartão de crédito, cheque especial, carnê de loja, crédito consignado, empréstimo, prestação de carro e de casa.

O percentual está 0,3 pontos percentuais abaixo dos 77,7% em abril, recorde da série histórica iniciada em 2010. Porém, é mais 9,4 pontos maior do que o de maio de 2021, há um ano.

Segundo a CNC, a ligeira queda na quantidade de famílias endividadas está ligada a uma redução nas quantidades do que têm contas a pagar e renda familiar mensal de até 10 salários mínimos (R$ 12.120). Dentre essas famílias, no entanto, é maior o percentual dos que têm dívidas atrasadas e não têm condição de pagá-las: 13,1%.