MENU

Campanhas salariais do segundo semestre iniciam mobilização para greve geral contra Temer

Entidades representativas dos Ramos se reúnem hoje, na sede da CUT Brasil, para articular a construção da paralisação nacional contra o governo

Publicado: 16 Junho, 2016 - 11h47

Escrito por: Confetam/CUT

.
notice
Graça é secretária de Relações do Trabalho

A Central Única dos Trabalhadores (CUT) realiza na tarde desta quinta-feira (16/06) reunião com as entidades nacionais dos Ramos para discutir a condução das campanhas salariais e uma linha de ações conjuntas na defesa de melhores salários e de melhores condições de trabalho. O objetivo do encontro, deliberado durante a última reunião da Direção Executiva da CUT, é contribuir para o processo geral de lutas da classe trabalhadora contra o golpe parlamentar em curso no Brasil. 

De acordo com a secretária nacional de Relações do Trabalho, Graça Costa, os participantes irão identificar os elementos de unidade política às campanhas salariais. "As medidas já anunciadas pelo governo ilegítimo de Temer atingem diretamente os mais diferentes segmentos de trabalhadores dos setores público e privado, afetando negativamente seus interesses mais imediatos, o  salário e as condições de trabalho, objeto central das negociações coletivas", afirma.

Negociações no segundo semestre

A direção da CUT alerta que as negociações coletivas do segundo semestre acontecerão num momento excepcional da história do país, no qual as forças democrático-populares lutam para derrotar o golpe institucional e a agenda neoliberal do governo ilegítimo de Michel Temer. "As contradições internas desse governo e as denúncias de corrupção que vêm atingindo seu primeiro escalão mostram que suas  bases já começam a ruir", avalia Graça Costa.

Nesse sentido, as campanhas salariais poderão desempenhar um papel fundamental no processo de mobilização nacional para a construção da greve geral, instrumento decisivo para derrotar definitivamente o governo golpista do vice-presidente Michel Temer. "Queremos aprofundar esta discussão com os ramos nesta reunião e aprovar diretrizes comuns de ação", conclui a secretária nacional de Relações do Trabalho da CUT. 

A secretária de Finanças da Confederação dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal (Confetam/CUT), Paula Leite, representará a entidade na reunião, que ocorrerá na sede da CUT Nacional.