MENU

Conae começa na próxima quarta-feira (19)

Conferência Nacional de Educação debaterá implementação do PNE no âmbito do Sistema Nacional A próxima quarta-feira (19) marca a abertura oficial da 2ª Conferência Nacional de Educação (Conae).

Publicado: 18 Novembro, 2014 - 00h00

notice

A primeira edição ocorreu em 2010 e determinou as bases e diretrizes do novo Plano Nacional de Educação (PNE), aprovado recentemente.
Quatro anos depois, a 2ª Conae traz como eixo central ‘O Plano Nacional de Educação na articulação do Sistema Nacional de Educação: Participação popular, cooperação federativa e regime de colaboração.’
Cerca de 800 mil pessoas participaram das etapas preparatórias. A previsão é de que a Conferência Nacional reúna aproximadamente quatro mil delegados/as que estarão em Brasília para debater os rumos da educação no país.
José Celestino Lourenço, o Tino, secretário de Formação da CUT e representante das centrais sindicais no Fórum Nacional de Educação (FNE) - órgão responsável pela convocação, planejamento e coordenação das conferências de educação -, avalia que a Conae será um importante espaço para consolidar a agenda dos setores mais progressistas da sociedade.
“Frente à ofensiva conservadora, é o momento de fortalecermos ainda mais o posicionamento e a pauta progressista que deve estar na agenda prioritária do governo no próximo período e, principalmente neste caso, a luta pela educação que queremos”, destacou.
A Conferência foi dividida em sete eixos principais. De acordo com o dirigente da CUT, colóquios e mesas de interesses abordarão questões de interesse da classe trabalhadora. “Estaremos debatendo a construção de uma educação que possibilite não apenas a entrada do trabalhador no mercado de trabalho, mas que também contribua para o exercício da cidadania ativa e uma visão crítica de como intervir sobre a realidade.”
Serviço:
2ª Conferência Nacional de Educação
Data: 19 a 23 de novembro de 2014
Local: Centro Internacional de Convenções Brasil (Cicb) - Brasília