Escrito por: Déborah Lima

Confetam/CUT convoca servidores municipais a coletarem assinaturas contra reforma da previdência

Abaixo Assinado em Defesa da Previdência Social será lançado nacionalmente na manhã desta quinta (4), na Praça Ramos, em São Paulo. 

.
Confetam no ato realizado em Brasília no Dia de Luta em Defesa da Previdência, em 22/03

A Confederação dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal (Confetam/CUT) convoca as federações estaduais filiadas e os sindicatos da categoria a conquistarem a adesão dos moradores dos municípios brasileiros ao Abaixo Assinado Nacional em Defesa da Previdência Social. Criado para combater a PEC 06/19, que muda as regras para dificultar a aposentadoria e reduzir o valor dos benefícios, o abaixo assinado será lançado na manhã desta quinta (04), em São Paulo, pela CUT, CTB, Força Sindical, Nova Central, CGTB, Intersindical, Conlutas, e as frentes Brasil Popular e Povo Sem Medo. As assinaturas serão recolhidas nos 26 estados do país e no Distrito Federal e entregues ao Congresso Nacional na segunda quinzena de maio. 

No lançamento, dirigentes dos movimentos sindical e popular disponibilizarão aos traseuntes da Praça Ramos o  “Aposentômetro”, ferramenta desenvolvida pelo Dieese para comparar as aposentadorias calculadas pelas regras atuais e pelas novas regras previstas na PEC. Após o cálculo, os participantes receberão uma cartilha explicativa (aqui) sobre os prejuízos impostos aos trabalhadores, caso a proposta do desgoverno Bolsonaro seja aprovada por deputados federais e senadores.

Coleta de assinaturas nos municípios

A ideia é que a estrutura do lançamento em São Paulo seja reproduzida em todos os municípios e Regiões do país onde os servidores públicos municipais estão organizadas. "A capilaridade nacional da nossa categoria é imensa. Estamos nas principais capitais e nos maiores rincões do país, o que faz a adesão dos municipais ser estratégica para o sucesso campanha de coleta de assinaturas contra a reforma da previdência", enfatiza a presidenta da Confetam/CUT, Vilani Oliveira.   

O formulário do abaixo-assinado deve ser acessado aqui e impresso pelas entidades, assinado pelos apoiadores e remetido às CUTs estaduais. Os documentos preenchidos serão encaminhados para a sede da CUT Nacional, em Brasília, e posteriormente entregues ao Congresso. 

"Além do abaixo-assinado e das manifestações de rua, temos de continuar pressionando os parlamentares dos nossos estados e municípios a se posicionarem contra esta reforma, que ameaça levar trabalhadores e aposentados brasileiros à miséria", convoca Vilani Oliveira. 

Veja as orientações para coleta de apoios ao Abaixo Assinado Nacional em Defesa da Previdência Social:

- Montagem de banquinhas, tendas, etc. onde companheiras/os levem cópias dos formulários do abaixo assinado (aqui) e coletem assinaturas nos locais de maior circulação de pessoas, como terminais de ônibus, estações de metrô, feiras livres, mercados, proximidade de universidades, etc. 

- No mesmo local da coleta de assinaturas, mostrar o “Aposentômetro” a quem assina o documento ou passa pelo posto de coletas.  O recurso é de fácil acesso (por meio de tablet, por exemplo) e deverá ser utilizado para conversar e esclarecer as pessoas sobre os efeitos nefastos da proposta de reforma encaminhada pelo governo.

- Divulgar o app do “Aposentômetro” para ser baixado no celular e distribuído nas redes sociais ao maior número de pessoas possível;

- Distribuir massivamente a cartilha "Com a reforma da Previdência do Bolsonaro você não vão se aposentar!", com informações sobre os pontos mais importantes da proposta do governo. Editada para caber no bolso do cidadão, a cartilha (aqui) é outro instrumento a ser utilizado para esclarecer e mobilizar a população contra a maldita reforma. 

Fonte: CUT Nacional