Escrito por: Déborah Lima

Confetam/CUT lança Campanha Salarial Nacional dia 11 em São Paulo

A Campanha Salarial 2019 dos Servidores Municipais será lançada durante a primeira reunião do ano da direção nacional da Confederação dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal (Confetam/CUT).

.
.

A direção ampliada da Confederação dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal (Confetam/CUT) tem encontro marcado em São Paulo nos dias 11 e 12 de fevereiro. Dirigentes nacionais do Ramo dos Municipais e de 17 federações estaduais da categoria se encontrarão no Hotel Braston durante a primeira reunião do ano da direção da entidade, que lançará a Campanha Salarial Nacional Unificada 2019 dos Servidores Públicos Municipais.

A abertura da atividade está prevista para às 14h do dia 11, com uma mesa sobre análise de conjuntura nacional, seguida de debates e do lançamento da Campanha Salarial 2019, agendado para às 16h30.

Juntos em defesa dos direitos e do serviço público

Com o tema “Todos juntos em defesa dos direitos trabalhistas e do serviço público de qualidade para o povo brasileiro”, a campanha deste ano trabalha oito eixos de luta: previdência pública e solidária; concurso público e estabilidade do servidor; direito à livre negociação no serviço público; defesa do SUS e do SUAS; educação pública, de qualidade, laica e emancipadora; defesa da democracia e dos direitos; justiça fiscal; e revogação da Emenda Constitucional (EC) 95.

A categoria reivindica reajuste salarial de 8,6%, percentual equivalente à inflação acumulada nos 12 meses que antecedem a data-base de 1º de janeiro de 2019 (3,43%), somado a um índice de 5% de ganho real (reajuste acima da inflação), conforme cálculos do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese).  

Agenda nacional

A reunião da direção da Confetam/CUT inicia às 14h do dia 12. Na pauta, o planejamento da agenda nacional 2019, que inclui a 8ª Plenária Nacional da Confetam/CUT, o 13º Congresso Nacional da Central Única dos Trabalhadores (Concut), a 4ª Conferência Nacional de Formação da CUT, de 27 a 31 de maio, em Belo Horizonte (MG), e o calendário de lançamento da Campanha Salarial 2019 nos estados e municípios. Logo após, os dirigentes discutem o financiamento da ação sindical e a situação financeira da entidade.

À tarde, a partir das 13h, a direção nacional da Cofetam/CUT ouve o relato de representantes de federações e sindicatos de servidores de prefeituras de todo o Brasil para planejar ações conjuntas municipais, estaduais e nacionais.

Participação de 13 estados

Delegações de pelo menos 13 estados – Ceará, Minas Gerais, Santa Catarina, São Paulo, Espírito Santo, Goiás, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Paraná, Alagoas, Bahia e Piauí -, já confirmaram presença. 

A reunião ampliada da direção da Confetam/CUT encerra às 16h do dia 12 com informes dos dirigentes das entidades.

Confira o programa:

11 de fevereiro (segunda-feira)

14h - Abertura

Análise da conjuntura nacional

16h30 – Lançamento da Campanha Salarial Nacional Unificada 2019 dos Servidores Públicos Municipais

18h – Encerramento

12 de fevereiro (terça-feira)

8h – Início

Reunião da direção nacional da Confetam/CUT

Agenda nacional 2019

- 8ª Plenária Nacional da Confetam/CUT

- 13º Congresso Nacional da Central Única dos Trabalhadores (Concut)

- 4ª Conferência Nacional de Formação da CUT

- Calendário de lançamento da Campanha Salarial 2019 nos estados

Situação financeira da Confetam/CUT

- Lista de quites e não quites/inadimplência

- Financiamento sindical

12h – Almoço

13h – Relato dos estados

Informes

16h – Encerramento

Retorno dos dirigentes