Confetam/CUT lança Plataforma para as Eleições Municipais 2020
A Plataforma “Meu município: o melhor lugar no mundo para se viver”, que será lançada virtualmente na noite do dia 29, propõe a “Utopia da Felicidade”
Publicado: 15 Setembro, 2020 - 14h53
Escrito por: Déborah Lima

A Confederação dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal (Confetam/CUT) lança, no próximo dia 29, a Plataforma para as Eleições Municipais 2020. Este ano, a Plataforma propõe para discussão o tema “Meu município: o melhor lugar do mundo para se viver!”. O documento, editado pela terceira vez, tem sido publicado a cada quatro anos - 2012, 2016 e 2020 -, para pautar o debate das eleições de prefeitos (as) e vereadores (as) nos 5.570 municípios brasileiros.
A Plataforma da Confetam/CUT para a Eleições Municipais propõe às candidatas e candidatos ao Executivo e Legislativo a assinatura de uma carta-compromisso na qual assumem a responsabilidade de pôr em prática - caso sejam eleitos (as) -, as propostas apresentadas nos Planos de Desenvolvimento Local defendidos no documento.
Os Planos apresentados na Plataforma se dividem em seis eixos centrais - cidadania, criatividade, trabalho decente, sustentabilidade, igualdade e democracia. Cada eixo apresenta um amplo elenco de propostas que materializam o projeto da Confetam/CUT de tornar o município onde cada um de nós mora “o melhor lugar no mundo para se viver”.
Desenvolvimento sustentável
As propostas da Plataforma da Confetam/CUT dialogam com os “Objetivos de Desenvolvimento Sustentável” e a “Agenda Global 2030” das Nações Unidas (ONU) - da qual o Brasil é signatário -, e estabelecem 17 objetivos e 169 metas que buscam promover o desenvolvimento sustentável no mundo.
Os Planos também se fundamentam na Constituição de 1988, que assegura no seu Artigo 6º - “São direitos sociais a educação, a saúde, a alimentação, o trabalho, a moradia, o lazer, a segurança, a previdência social, a proteção à maternidade e à infância, a assistência aos desamparados, na forma desta Constituição”.
Utopia da felicidade e da esperança
A presidenta da Confetam/CUT, Vilani Oliveira, explica que, em tempos de duros ataques à democracia, a entidade teima em acreditar na “Utopia da Felicidade e da Esperança” – possível e necessária -, para enfrentar tempos sombrios que ameaçam os municípios e as populações das cidades. “Por isso, a Confetam disponibiliza sua Plataforma, convida candidatos (as) a incluírem em suas narrativas e compromissos eleitorais a ‘Utopia da Felicidade’, e evoca os eleitores de cada município e as forças sociais organizadas a se mobilizarem para eleger prefeitos (as) e vereadores (as) engajados (as) nessa construção”, afirma Vilani Oliveira.
O documento também alerta para a importância das eleições municipais de 2020 para barrar nas urnas o projeto de ultradireita de Jair Bolsonaro e seus representantes nos municípios. “Acreditamos que o contexto das eleições são uma oportunidade de criar um novo ambiente político e social fazendo ressurgir a ‘Utopia da Esperança’ no meio do povo. A vitória eleitoral de projetos democráticos, populares e progressistas sinalizará novos ventos para a política nacional. Eis o desafio: evitar a ampliação e a consolidação de projetos alinhados ao Bolsonarismo”, concluiu o texto do documento.
Primeiro turno em 15 de novembro
Em função da pandemia de Covid-19, a data das eleições municipais de 2020 foi adiada para 15 de novembro. Em caso de um segundo turno para eleição de prefeito (a), a votação ocorrerá no dia 29 de novembro.
Conheça o Manifesto da Plataforma
O melhor lugar do mundo
O melhor lugar do mundo
É meu município
É ali onde pratico a colaboração
Experimento a convivência em comunidade e vivencio a solidariedade
O melhor lugar do mundo
É meu município
É ali onde vou na Feira da agricultura familiar, de antiguidades e de artesanato
Encontro amigos e relembro nos bares e restaurantes histórias de infância
O melhor lugar do mundo
É meu município
É ali que ando de bicicleta e caminho nos parques e bosques
E com sorriso escancarado canto, danço e brinco nas praças e ruas
O melhor lugar do mundo
É meu município
Tem cheiro de povo participando e decidindo o futuro de suas cidades e comunidades
As diversidades de gênero, raça, etnia, geracional, religiosa e linguística se irmanam
O melhor lugar do mundo
É meu município
É ali onde tem economia criativa, tecnologia e trabalho decente no serviço público
As crianças fazem ciranda, os vizinhos na calçada e os quintais são hortas urbanas
O melhor lugar do mundo
É meu município
Tem transporte rápido e seguro, cultura de paz nas escolas e energia sustentável
Ruas de gente, namorados de mãos dadas, idosos se exercitando e a felicidade no ar
Esse é nosso manifesto
O município é meu e também é teu
Venha me dar a mão
Vamos dançar juntinhos
A esperança tá na rua
Qual o melhor lugar do mundo?
É o meu município.
Sonhar juntos é realidade.