MENU

Confetam/CUT lança Plataforma para as Eleições Municipais 2020

A Plataforma “Meu município: o melhor lugar no mundo para se viver”, que será lançada virtualmente na noite do dia 29, propõe a “Utopia da Felicidade”

Publicado: 15 Setembro, 2020 - 14h53

Escrito por: Déborah Lima

CONFETAM/CUT
notice
.

A Confederação dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal (Confetam/CUT) lança, no próximo dia 29, a Plataforma para as Eleições Municipais 2020. Este ano, a Plataforma propõe para discussão o tema “Meu município: o melhor lugar do mundo para se viver!”. O documento, editado pela terceira vez, tem sido publicado a cada quatro anos - 2012, 2016 e 2020 -, para pautar o debate das eleições de prefeitos (as) e vereadores (as) nos 5.570 municípios brasileiros.

A Plataforma da Confetam/CUT para a Eleições Municipais propõe às candidatas e candidatos ao Executivo e Legislativo a assinatura de uma carta-compromisso na qual assumem a responsabilidade de pôr em prática - caso sejam eleitos (as) -, as propostas apresentadas nos Planos de Desenvolvimento Local defendidos no documento.

Os Planos apresentados na Plataforma se dividem em seis eixos centrais - cidadania, criatividade, trabalho decente, sustentabilidade, igualdade e democracia. Cada eixo apresenta um amplo elenco de propostas que materializam o projeto da Confetam/CUT de tornar o município onde cada um de nós mora “o melhor lugar no mundo para se viver”.

Desenvolvimento sustentável

As propostas da Plataforma da Confetam/CUT dialogam com os “Objetivos de Desenvolvimento Sustentável” e a “Agenda Global 2030” das Nações Unidas (ONU) - da qual o Brasil é signatário -, e estabelecem 17 objetivos e 169 metas que buscam promover o desenvolvimento sustentável no mundo.

Os Planos também se fundamentam na Constituição de 1988, que assegura no seu Artigo 6º - “São direitos sociais a educação, a saúde, a alimentação, o trabalho, a moradia, o lazer, a segurança, a previdência social, a proteção à maternidade e à infância, a assistência aos desamparados, na forma desta Constituição”.

Utopia da felicidade e da esperança

A presidenta da Confetam/CUT, Vilani Oliveira, explica que, em tempos de duros ataques à democracia, a entidade teima em acreditar na “Utopia da Felicidade e da Esperança” – possível e necessária -, para enfrentar tempos sombrios que ameaçam os municípios e as populações das cidades. “Por isso, a Confetam disponibiliza sua Plataforma, convida candidatos (as) a incluírem em suas narrativas e compromissos eleitorais a ‘Utopia da Felicidade’, e evoca os eleitores de cada município e as forças sociais organizadas a se mobilizarem para eleger prefeitos (as) e vereadores (as) engajados (as) nessa construção”, afirma Vilani Oliveira.

O documento também alerta para a importância das eleições municipais de 2020 para barrar nas urnas o projeto de ultradireita de Jair Bolsonaro e seus representantes nos municípios. “Acreditamos que o contexto das eleições são uma oportunidade de criar um novo ambiente político e social fazendo ressurgir a ‘Utopia da Esperança’ no meio do povo. A vitória eleitoral de projetos democráticos, populares e progressistas sinalizará novos ventos para a política nacional. Eis o desafio: evitar a ampliação e a consolidação de projetos alinhados ao Bolsonarismo”, concluiu o texto do documento.

Primeiro turno em 15 de novembro

Em função da pandemia de Covid-19, a data das eleições municipais de 2020 foi adiada para 15 de novembro. Em caso de um segundo turno para eleição de prefeito (a), a votação ocorrerá no dia 29 de novembro.

Conheça o Manifesto da Plataforma

 

O melhor lugar do mundo 

 

O melhor lugar do mundo

É meu município

É ali onde pratico a colaboração

Experimento a convivência em comunidade e vivencio a solidariedade

 

O melhor lugar do mundo

É meu município

É ali onde vou na Feira da agricultura familiar, de antiguidades e de artesanato

Encontro amigos e relembro nos bares e restaurantes histórias de infância

 

O melhor lugar do mundo

É meu município

É ali que ando de bicicleta e caminho nos parques e bosques

E com sorriso escancarado canto, danço e brinco nas praças e ruas

 

O melhor lugar do mundo

É meu município

Tem cheiro de povo participando e decidindo o futuro de suas cidades e comunidades

As diversidades de gênero, raça, etnia, geracional, religiosa e linguística se irmanam

 

O melhor lugar do mundo

É meu município

É ali onde tem economia criativa, tecnologia e trabalho decente no serviço público

As crianças fazem ciranda, os vizinhos na calçada e os quintais são hortas urbanas

 

O melhor lugar do mundo

É meu município

Tem transporte rápido e seguro, cultura de paz nas escolas e energia sustentável

Ruas de gente, namorados de mãos dadas, idosos se exercitando e a felicidade no ar

 

Esse é nosso manifesto

O município é meu e também é teu

Venha me dar a mão

Vamos dançar juntinhos

A esperança tá na rua

 

Qual o melhor lugar do mundo?

É o meu município.

Sonhar juntos é realidade.