Escrito por: Thiago Marinho

Confetam/CUT participa da fundação da FETAM-MS/CUT

Na última sexta (23/09), a Confetam/CUT esteve presente no evento que marcou a fundação da FETAM-MS na sede da Central Única dos Trabalhadores (CUT-MS).

Confetam/CUT

Na última sexta (23/09), a Confederação dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal (Confetam/CUT) esteve presente no evento que marcou a fundação da Federação Estadual dos Trabalhadores em Administrações Públicas Municipais do Mato Grosso do Sul (FETAM- MS/CUT), na sede da Central Única dos Trabalhadores (CUT-MS).

O evento contou com as presenças da presidenta da Confetam/CUT, Jucélia Vargas (virtual) e da secretária de Políticas Públicas e Sociais, Irene Rodrigues (presencial).

Além da fundação, o evento contou com o lançamento da Plataforma Política dos Municipais, criada pela Confetam/CUT com o apoio do Sindicato dos Trabalhadores na Administração Pública e Autarquias no Município de São Paulo (Sindsep-SP) e Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Curitiba (Sismuc). O material dialoga sobre as principais pautas dos municipais debatidas pela categoria.

Segundo Dilma Gomes, presidenta da  FETAM-MS/CUT, “a fundação da federação, que nasce orgânica na CUT, é a realização de um sonho. Para nós a federação é um instrumento de luta, que se soma a outros que já temos. Ela vem consolidar a luta dos sindicatos municipais junto com a CUT e à Confetam, que são nossas parceiras”, afirmou.

Ainda conforme Dilma, “para chegar aqui, nesta fundação da federação, foram vários quilômetros percorridos, vários sindicatos visitados. Nossos maiores embates sempre foram contra o capitalismo, contra o neoliberalismo, contra toda esta política demagoga que encontramos nos municípios que caminhamos. O Mato Grosso do Sul é um estado dominado pelo agronegócio, pela direita. Isso tem dificultado nosso trabalho com os gestores, mas a luta continua. Já temos um caminho percorrido de negociação salarial, greves, paralisações, de lutas e mais lutas. Então, este momento é a concretização de todas estas lutas, transformada em federação”, concluiu.