MENU

Confetam/CUT participa de reunião preparatória para o Dia da Mulher na Paraíba

Uma expressiva reunião, com cerca de treze sindicatos CUTistas representados por mais de vinte mulheres, definiu a participação das paraibanas na Jornada do 8 de março.

Publicado: 20 Janeiro, 2020 - 12h09

Escrito por: Elara Leite

CUT/PB
notice
Dirigente da Confetam e da CUT/PB, Cicera Batista (dir) articulou reunião

Uma expressiva reunião, com cerca de treze sindicatos cutistas representados por mais de vinte mulheres, definiu, entre outras questões, a participação da CUT-PB nas atividades da Jornada do 8 de março. A reunião foi realizada na sede da CUT-PB, na quarta-feira última (15).

A secretária da Mulher Trabalhadora da CUT/PB e secretária de Comunicação da Confederação dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal (Confetam/CUT), Cícera Batista, comentou que a reunião superou suas expectativas, diante dos relatos positivos e do estímulo das companheiras do Coletivo de Mulheres em continuar na luta por seus direitos.

“Dado o cenário que não é dos mais positivos, pode ser um dos elementos que chame a atenção para a importância da união, do fortalecimento e acima de tudo da defesa das nossas bandeiras de luta, haja vista o desmanche, a perda de conquistas e políticas públicas”, afirmou a dirigente.

Todas se apresentaram ao dar início à reunião. A secretária da Pasta deu as boas-vindas e coordenou a reunião junto com Luzenira Linhares, secretária anterior. Ambas passaram informes sobre a estrutura da CUT e da Secretaria da Mulher Trabalhadora, explicando qual o papel do coletivo.

Foi realizada ainda uma análise de conjuntura, um resgate da luta das mulheres realizado por Soraya Cordeiro e Maria da Guia, ambas do Sintep.

Após a análise, foi dado segmento à pauta de discussão sobre a forma de participação da CUT-PB na jornada, com a integração da central em todas as atividades do 8 de Março, além das ações próprias que serão realizadas obedecendo os eixos planejados pela Secretaria Nacional da Mulher Trabalhadora na CUT.

“Aqui faremos as adaptações à nossa realidade, colocaremos alguns temas pertinentes às mulheres por categoria ou ramo e com certeza nos integraremos à jornada”, completou.

Cícera Batista acrescentou que o planejamento da Pasta já se encontra bastante encaminhado para apresentação no planejamento geral da central no estado.

“Já definimos algumas atividades, além da unificada estadual em João Pessoa, com os movimentos de mulheres e sindicatos e a atividade das mulheres do meio rural, do pólo da Borborema. A CUT-PB estará presente através de suas dirigentes. Também entendemos a necessidade de organizar uma atividade nossa, enquanto trabalhadoras, e estamos decidindo se acontecerá em Campina Grande ou em João Pessoa”, pontuou.

Edição Déborah Lima