MENU

Confetam/CUT promove oficina de cobertura jornalística

Na noite desta quinta (01/09), a Confetam/CUT promoveu, via plataforma Zoom, a Oficina de Cobertura Jornalística para entidades sindicais.

Publicado: 02 Setembro, 2022 - 10h06

Escrito por: Thiago Marinho

Confetam/CUT
notice

Na noite desta quinta (01/09), a Confederação dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal (Confetam/CUT) promoveu, via plataforma Zoom, a Oficina de Cobertura Jornalística para entidades sindicais. A oficina foi ministrada pelo jornalista e assessor de imprensa da Confetam/CUT, Thiago Marinho.

A cobertura jornalística é um trabalho desenvolvido por profissionais da área com o objetivo de cobrir assuntos pautados no interesse público. A depender do meio de comunicação (rádio, TV, redes sociais, jornal impresso, agência de notícias, entre outros) podem ser encaminhados: repórter, fotógrafo e cinegrafista para produzirem a notícia. Atualmente com o advento das mídias digitais e tecnologia, entidades sindicais designam dirigentes sindicais para as coberturas jornalísticas.

Para realizar a cobertura, o jornalista ou sindicalista deve reunir dados e fazer a apuração jornalística. Isso inclui, por exemplo, ouvir pessoas, tirar fotos, analisar relatórios, boletins, projetos e até conferir dados fornecidos por órgãos públicos ou privados, tudo para a construção da narrativa. O objetivo é trazer todos os detalhes e até mesmo notícia em primeira mão para a audiência.

“Nosso objetivo é capacitar dirigentes e secretários de comunicação das entidades para que possam utilizar as diversas ferramentas de comunicação como instrumentos de transformação da realidade, seja na busca por conquistas diretas para as categorias ou no processo de disputa de ideias para intervenção na sociedade. Melhorar a qualidade do que é produzido de comunicação nas entidades e nos seus meios é o foco principal da oficina”, ressaltou Thiago.