MENU

Confetam/CUT realiza Plenária dos Municipais em Brasília

Nesta segunda (02), a Confetam/CUT promoveu a Plenária Nacional dos Servidores Municipais, em Brasília (DF).

Publicado: 03 Janeiro, 2023 - 08h09

Escrito por: Thiago Marinho

Confetam/CUT
notice

A atividade, que teve como tema “As esperanças e os desafios do serviço público na reconstrução do Brasil”, deu início com uma Análise de Conjuntura Nacional com a participação da presidenta da entidade, Jucélia Vargas, Cicera Batista, vice-presidenta, Vlamir de Lima, secretário adjunto de comunicação e a deputada estadual do Partido dos Trabalhadores (PT), pelo Rio Grande do Norte, Divaneide Basílio. 

"Estar em Brasilia nos últimos dias e finalizar com a plenária dos municipais enche nossos corações de esperança, para que a nossa união e organização se fortaleçam. Iniciamos 2023 em luta”, declarou Jucelia. 

"Nossa maior luta agora com a vitória do presidente Lula é a batalha contra a fome, para que possamos oferecer a todos os nutrientes necessários à população.  A reconstrução o Brasil começou”, ressaltou Divaneide. 

"Não é só colocar Lula na presidência, mas precisamos cobrar a punição de quem praticou crimes nos últimos anos, seja no campo eleitoral e na área da saúde, com os me mortos da COVID-19”, declarou Vlamir Lima. 

O evento seguiu com a mesa “Ações Coletivas para os Servidores Municipais”, com a participação de Antônio Megale e Laís Carmo, assessores jurídicos da Confetam/CUT e os dirigentes da entidade: Silvana Piroli e Paulo Freitas. 

"Nesse ano criamos o coletivo jurídico da Confetam, para que possamos acompanhar de perto as ações, de forma ativa, na luta para que juridicamente possamos melhorar a vida dos servidores e servidoras municipais”, ressaltou Silvana. 

Na ocasião foi lançada a Campanha Salarial 2023 dos municipais, com o slogan: “Valorize quem cuida de você: Reajuste, pisos e carreira já!”.

Os servidores e as servidoras são os e as responsáveis por garantir à população os direitos que o Estado tem o dever de prover para que a sociedade funcione e estão diretamente ligados ao desenvolvimento social.

Por isso, valorizá-los, com a devolução de direitos usurpados, como os trabalhistas e previdenciários, e com a promoção de melhores condições de trabalho, pisos e reajustes dignos e carreira, é garantir uma sociedade melhor para os e as brasileiros, sem exceção.

"Neste ano escolhemos esse slogan pois é prioridade para nós cuidarmos dos servidores públicos municipais, que tanto fazem nas cidades e em boa parte das vezes não são valorizados. O servidor quer reajuste pois seus salários estão defasados, quer um piso justo e carreira para que ele possa entregar a sociedade um serviço de qualidade”, ressaltou Jucélia. 

Ao final do evento, os dirigentes da Confetam/CUT, Wésia Sena, Sueli Adriano, Luba Melo, Oldack César e Vilani Oliveira, apresentaram suas secretarias e os trabalhos de seus coletivos, em prol de representação e inclusão dos servidores municipais através das federações e sindicais.