MENU

Confetam/CUT realiza seminário em comemoração aos 23 anos de fundação

Na noite de ontem (29/06), via plataforma Zoom, a Confederação dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal (Confetam/CUT) promoveu o Seminário Nacional Confetam 23 anos.

Publicado: 30 Junho, 2023 - 10h04

Escrito por: Thiago Marinho

Divulgação
notice

Na noite de ontem (29/06), via plataforma Zoom, a Confederação dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal (Confetam/CUT) promoveu o Seminário Nacional Confetam 23 anos: OS DESAFIOS DO SERVIÇO PÚBLICO E DOS/AS SERVIDORES/AS. No último dia 18 de junho, a Confetam/CUT comemorou 23 anos de luta em prol dos servidores e servidoras municipais de todo o Brasil.

O seminário contou com as presenças de Erika Kokay e Ana Paula Lima, deputadas federais pelo PT e Fausto Augusto Junior, diretor técnico do Dieese. Já os deputados federais Vicente Paulo da Silva (Vicentinho) e Rogério Correia, ambos também do PT, não puderam participar devido a agenda, mas deixaram saudações em formato de vídeo.

Logo na abertura, a presidenta da Confetam/CUT, Jucélia Vargas, deu as boas-vindas aos participantes e falou sobre os 23 anos de luta da entidade. “Tenho muito orgulho de fazer parte dessa entidade que luta, de forma aguerrida, em prol dos servidores municipais deste país. Um município que valoriza seu servidor é um município que oferece um bom atendimento à população, seja na saúde, educação e nos serviços”, ressaltou Jucélia.

Após o início oficial, a deputada federal, Ana Paula Lima, destacou a importância da Confetam para os municípios e os seus profissionais. “A Confetam tem em sua presidência uma mulher que não foge a luta, e ela consegue imprimir seu formato na entidade. A Confetam derrubou e ainda está na luta contra a reforma administrativa e segue em outras batalhas importantes, na busca por um serviço de qualidade para os municípios”, declarou.

Já segundo Erila Kokay, “em todas as proposições que buscaram tirar direitos de servidores e servidoras – e aqui cito a PEC 32/20 – a Confetam esteve na linha de frente. A PEC 32 é a constitucionalização do Estado a serviço de um governante. E ainda bem que temos instituições como a Confetam que atuam para que nós possamos desconstruir isso, buscando colocar o Estado a serviço do povo”.

Já em suas palavras, o diretor técnico do Dieese, Fausto Augusto, ressaltou sobre a o diálogo nas relações de trabalho no serviço público. “Precisamos urgentemente, após o último governo, retomar as mesas de negociações. O diálogo é o maior instrumento dos trabalhadores”, declarou.

Na ocasião, Fausto abordou os desafios do novo governo do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva, as demandas sociais urgentes em nossa sociedade, além de falar sobre a situação e atuação das entidades sindicais e outras pautas de extrema importância. 

Confetam em números

A Confetam/CUT, nos dias de hoje, só cresce. A organização possui 18 federações e está presente em 23 estados. Ao todo são 1,4 milhão de trabalhadores unidos em 842 sindicatos filiados na luta pelo trabalho descente e pelo serviço público de qualidade: principal bandeira da Confetam/CUT!

#23