MENU

Confetam discute os desafios de 2022 em live

Na noite desta terça (08/02), a Confetam/CUT promoveu a live “2022: Os desafios que nos chamam à luta!”.

Publicado: 08 Fevereiro, 2022 - 20h14

Escrito por: Thiago Marinho

Divulgação
notice
Segundo Jucelia Vargas o ano já está sendo de grandes desafios para os servidores públicos.

Na noite desta terça (08/02), a Confederação dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal (Confetam/CUT) promoveu a live “2022: Os desafios que nos chamam à luta!”, com a presidenta da entidade, Jucelia Vargas, e as falas de Fausto Augusto, diretor técnico do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), Neuriberg Dias, analista político e assessor legislativo do Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (Diap) e Graça Costa, secretária de Organização e Política Sindical da Central Única dos Trabalhadores (CUT).

Segundo Jucelia, o ano já está sendo de grandes desafios para os servidores públicos municipais. “A política pública é o patrimônio de quem não tem patrimônio. Esse ano por ser eleitoral é imprescindível que as pessoas se envolvam com a política, pois discutir política é falar sobre a manutenção de vidas brasileiras. Servidor público valorizado é ter um país que dá os direitos básicos a população”, declara.

Para Fausto, a luta já está colocada no país e para cada servidor em todas as esferas. “Cada vez mais o salário dos servidores está achatado. O debate sobre as perdas inflacionárias está corroendo a vida dos servidores. A grande disputa será na concepção de estado e de qual será o papel do servidor. A luta já acontece e vamos construir um país mais justo, para garantir a efetividade de direitos sociais”, enfatiza.

Na ocasião, Graça Costa destacou a campanha salarial unificada da Confetam. “Para nós, o momento da campanha salarial é o principal instrumento que temos de obtenção dos nossos direitos. Uma campanha vencida é certeza de movimentação econômica do país, e neste ano estamos promovendo nas três esferas. Mais do que nunca precisamos nos organizar enquanto entidades sindicais. É urgente que a população brasileira valorize seus servidores”.

Ao final, Jucelia traçou um panorama sobre o Brasil atual. “Hoje o Brasil está no terrível mapa da pobreza ampliando mais ainda a miséria. O que eu posso dizer é que não desanime com os desafios, mas se empodere com as lutas, pois o outro mundo é possível. Quero conclamar as nossas lideranças do Brasil: vamos colocar na ordem do dia os nossos direitos”, finaliza. 

- Assista a LIVE completa AQUI