MENU

Confetam e federações celebram o 1º de Maio com ato nacional conjunto

Agendado para às 19h de sábado (1º), o ato virtual do Ramo dos Municipais CUTistas reunirá representantes dos trabalhadores do serviço público estadual, federal, da Educação e da Seguridade Social

Publicado: 30 Abril, 2021 - 16h21

Escrito por: Déborah Lima

.
notice
.

Analisando o cenário político atual e o acúmulo de projetos em tramitação no Congresso Nacional que impactam diretamente na vida dos servidores, das servidoras públicas municipais e da população, a Confederação dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal (Confetam/CUT) celebrará o 1º de Maio com um ato político nacional.

Marcado para às 19 horas deste sábado, o ato virtual do Dia Internacional do Trabalhador e da Trabalhadora contará com a participação dos presidentes e presidentas das federações estaduais filiadas e dirigentes das entidades nacionais representativas de profissionais do serviço público das três esferas de governo, da Educação e da Seguridade Social.

Maio de lutas

“Vamos transformar este mês em um ‘Maio de Lutas’. Teremos recortes sobre tudo o que está acontecendo na Câmara e no Senado para direcionarmos as lutas a um conjunto de ações que estamos planejando. Serão diversas lives, de formatos e tamanhos diferentes, com perguntas dos participantes dirigidas aos convidados sobre temas que afetam diretamente a categoria e toda a sociedade”, explica a presidenta da Confetam/CUT, Vilani Oliveira.

A dirigente destaca a importância do ato conjunto da Confetam/CUT e das federações filiadas para o fortalecimento da organização sindical do Ramo dos Servidores Públicos Municipais CUTistas nos estados. Cada uma das 18 federações fará uma fala de três minutos focando nas questões mais essenciais para o serviço público.

Pautas essenciais

Na pauta do ato do 1º de Maio dos Municipais estarão a Campanha Vacina para Todes, articulada nacionalmente pela Confetam/CUT; a defesa do impeachment de Jair Bolsonaro por crime de genocídio e do auxílio emergencial de R$ 600,00; o combate ao projeto de lei que obriga a retomada das aulas presenciais na pandemia (PL 5.595) e à Reforma Administrativa (PEC 32).

Claramente prejudiciais não só ao serviço público, mas a toda população brasileira, as duas matérias tramitam no Senado e na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara, respectivamente. Na última segunda-feira (26), a CCJ iniciou uma série de sete audiências públicas para discutir a PEC 32.

“Estamos pleiteando participar das audiências iniciadas ontem (26) para debater os impactos da Reforma Administrativa. Mandamos ofício à Presidência da Comissão (CCJ) e estamos aguardando retorno”, informa Vilani Oliveira. As outras seis audiências públicas estão agendadas para os dias 26, 29 e 30 de abril, e 3, 7, 10 e 14 de maio.

Fora Bolsonaro!

Pauta prioritária do 1° de Maio da Confetam/CUT, a bandeira do “Fora Bolsonaro” se impõe à sociedade como única forma de controlar a pandemia no Brasil e de reduzir os impactos das crises social e econômica causados pela irresponsabilidade do presidente genocida que contribuiu diretamente com a tortura e a morte de mais de 392.204 brasileiros e brasileiras.

“Não acredito que alguém ainda tenha dúvidas de que qualquer iniciativa visando a melhoria do serviço público e da qualidade de vida do povo, por mais emprego, por melhores salários, passa necessariamente pelo fim desse desgoverno. Então, não dá para se pensar um 1º de Maio sem o ‘Fora Bolsonaro’. Para nós, essa é uma pauta prioritária no Dia do Trabalhador e da Trabalhadora”, defende a presidenta da Confetam/CUT.

Manter-se vivo é um ato de resistência!

Para reforçar o coro do “Fora Bolsonaro”, a Confetam/CUT também convidou para a live do 1º de Maio representantes da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Serviço Público Federal (Condsef), da Federação Nacional dos Servidores e Empregados Públicos Estaduais e do DF (Fenasepe), da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Seguridade Social (CNTSS), da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE) e da Internacional de Serviços Públicos (ISP).

“O momento é de articulação, é de retomada das ações – presenciais nas ruas ou por meio das redes sociais. É momento de nos cuidarmos porque nos mantermos vivos é um ato de resistência! Nós vamos vencer essa batalha! Vamos conseguir imunizar a população brasileira com luta e com pressão em cima desse governo genocida!”, convoca Vilani Oliveira.

A presidenta da Confetam/CUT destaca ainda a importância do engajamento das 18 federações estaduais filiadas no ato nacional dos municipais em celebração ao 1º de Maio. “É importantíssimo que as federações também mobilizem suas bases para compartilhar a live e fazer a transmissão simultânea para que a gente dê alcance e bastante visibilidade ao nosso ato político”, convoca Vilani Oliveira.

Confira o programa do Ato do 1º de Maio das Servidoras e Servidores Municipais CUTistas

Ato Nacional - Defenda a Vida, a Vacina, os Serviços Públicos e Lute pelo Fora Bolsonaro 

19h – Boas-vindas

19h05 – Objetivo do Ato, importância da data, desafios para a classe trabalhadora

Vilani Oliveira, presidenta da Confederação dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal (Confetam/CUT) 

19h10 – Atração cultural 

19h15 – CUT Nacional

19h20 - Denise Dau - secretária subregional para Brasil da Internacional de Serviços Públicos (ISP)

19h25 – Sérgio Ronaldo da Silva – secretário-geral da Confederação dos Trabalhadores do Serviço Público Federal (Condsef)

19h30 – Célia Regina Costa – Confederação Nacional dos Trabalhadores em Seguridade Social (CNTSS)

19h35 – Renilson José Pereira de Oliveira – presidente da Federação Nacional dos Servidores Públicos Estaduais e do Distrito Federal (Fenasepe)

19h40 – Cleiton Gomes – secretário de Assuntos Municipais da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE)

19h45 - Atração cultural

19h50 –  Francisco de Assis – secretário de Relações Internacionais da Confetam/CUT e presidenta da Federação dos Trabalhadores em Administração Pública Municipal do Rio Grande do Norte (Fetam/RN)

19h55 – Enedina Soares – presidenta da Federação dos Trabalhadores no Serviço Público do Estado do Ceará (Fetamce)

20h – Raimundo Nonato dos Santos – vice-presidente da Federação dos Trabalhadores Públicos Municipais do Estado do Maranhão (Fetram/MA) 

20h05 – Eunice Lopes - presidenta da Federação dos Trabalhadores da Administração do Serviço Público Municipal no Estado de São Paulo (Fetam/SP)

20h10 – Isaac Romão – presidente da Federação dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal do Estado de Pernambuco (Fetam/PE)

20h15 – Dilma Gomes – presidenta da Federação Sindical dos Servidores Públicos Municipais do Estado de Mato Grosso do Sul (Fessep/MS)

20h20 – Lizeu Mazzioni – diretor da Confetam/CUT e presidente da Federação dos Servidores Municipais de Santa Catarina (Fetram/SC)

20h25 – Clemilde Cortes – Secretária de Relações do Trabalho da Confetam/CUT e secretária de Finanças da Federação Estadual dos Trabalhadores em Administrações Públicas Municipais do Espírito Santo (Fetam/ES)  

20h30 – Joel Lopes – tesoureiro da Federação dos Trabalhadores Públicos Municipais do Estado da Bahia (Fetrameb)

20h35 – Helenir Lima - presidenta da Federação dos Trabalhadores Municipais do Estado de Minas Gerais (Fetam/MG)

Considerações finais e agradecimentos