Escrito por: Déborah Lima

Confetam lança Plataforma para as Eleições 2020 com 61 propostas para candidatos a prefeito e vereador adotarem

Durante o lançamento, o presidente da CUT, Sérgio Nobre, convocou os servidores municipais para os atos do Dia Nacional de Lutas contra a Reforma Administrativa, nesta quarta-feira (30)

CONFETAM/CUT
Plataforma da Confetam/CUT propõe o desenvolvimento dos municípios de baixo para cima

Com 61 propostas divididas em seis planos de desenvolvimento, a Confederação dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal (Confetam/CUT) lançou, na noite desta terça-feira (29), a Plataforma dos Servidores Públicos Municipais para as Eleições 2020. Criada em 2012 para pautar as campanhas de candidatos a prefeito e vereador, a Plataforma este ano propõe o tema "Meu município: o melhor lugar do mundo para se viver”, um convite da Confetam/CUT à “Utopia da Felicidade e da Esperança”.

O lançamento virtual contou com a presença da presidenta nacional do PT, deputada Gleisi Hoffmann, e do presidente da Central Única dos Trabalhadores (CUT), Sérgio Nobre, que enviou um vídeo saudando os trabalhadores das prefeituras brasileiras e convidando a categoria para os atos do Dia Nacional de Lutas contra a Reforma Administrativa, nesta quarta-feira (30).

O secretário de Relações Internacionais da Confetam/CUT, Assis Gomes Filho, representando a presidenta Vilani Oliveira, e a ex-presidenta da entidade, Graça Costa, secretária nacional de Organização e Política Sindical da CUT, também participaram do lançamento da Plataforma, mediado pelo presidente do Sindicato dos Jornalistas do Ceará (Sindjorce) e diretor da Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj), Rafael Mesquita.

Conjuntura das eleições

A presidenta do PT analisou a conjuntura das eleições municipais de 15 de novembro e defendeu um posicionamento político claro das forças progressistas do país contra o desmonte do Estado brasileiro pela extrema-direita que se instalou no Palácio do Planalto com o resultado das eleições de 2018.

“À medida que o Estado é reduzido com uma política de austeridade fiscal absurda - eu diria imbecil, porque contraria todos os padrões que deveríamos adotar para o desenvolvimento do Brasil -, quem sofre é a população na ponta, são as prefeituras, os municípios, que ficam sem recursos, sem condições de desenvolver políticas e serviços públicos de qualidade”, pontuou a deputada Gleisi Roffmann.

A parlamentar definiu a Reforma Administrativa de Bolsonaro, prevista na Proposta de Emenda Constitucional (nº 32/20) apresentada por ele ao Congresso, como uma séria ameaça ao modelo de Estado esculpido na Constituição Federal de 1988. “Essa reforma não tem outro objetivo senão enfraquecer os serviços públicos prestados à população e atacar principalmente o funcionalismo público”, avaliou.

Carta Compromisso

O presidente da CUT, Sérgio Nobre, destacou a importância da eleição de candidatas e candidatos realmente comprometidos com as propostas dos trabalhadores, a partir de iniciativas como a da Confetam e da própria Central, que em breve também lançará a Plataforma da CUT para as Eleições Municipais 2020.

“É muito importante que o movimento sindical se envolva na luta para que a Câmara de Vereadores e os prefeitos sejam eleitos com base num compromisso com a melhoria de vida da classe trabalhadora e com a luta do povo brasileiro por melhor qualidade de vida, porque o objetivo da luta é ser feliz”, afirmou Sérgio Nobre.

Durante os lançamentos locais da Plataforma da Confetam, as 18 federações estaduais filiadas e os mais de 800 sindicatos de servidores municipais CUTistas convidarão as candidatas e os candidatos da região a assinarem uma Carta Compromisso, de forma a assumirem publicamente a responsabilidade não só de incluir as propostas da categoria no discurso de campanha, mas sobretudo de implementá-las, caso sejam eleitos.   

Proposta para um município sustentável

“Essa plataforma traz não só a nossa pauta, as nossas reivindicações, mas também a proposta de um município melhor, diferente, sustentável, com serviços públicos de qualidade”, afirmou o presidente da Federação dos Servidores Municipais do Rio Grande do Norte (Fetam/RN), Assis Filho, dirigente da Confetam/CUT.

Graça Costa leu o Manifesto "O melhor lugar do mundo", destacou a relevância dos municípios e do serviço público municipal para a efetivação das políticas públicas locais, e defendeu o desenvolvimento das cidades “de baixo para cima”. 

A ex-presidenta da Confetam/CUT apresentou os objetivos dos seis planos de desenvolvimento local propostos na Plataforma - município da cidadania, da criatividade, do trabalho decente, da democracia, da sustentabilidade e da igualdade/equidade -, e encerrou a apresentação citando o escritor uruguaio Eduardo Galeano para explicar a “Utopia da Felicidade”.

Utopia para não deixar de caminhar

“A utopia está lá no horizonte. Me aproximo dois passos, ela se afasta dois passos. Caminho dez passos e o horizonte corre dez passos. Por mais que eu caminhe, jamais alcançarei. Para que serve a utopia? Serve para isso: para que eu não deixe de caminhar”.

“A Confetam acredita e se mobiliza por um mundo melhor. E o município é o começo de um mundo melhor”, arrematou Graça Costa.   

Acesse a íntegra da Plataforma dos Servidores Públicos Municipais para as Eleições 2020 em http://confetam.cut.org.br/acao/plataforma-2020-eleicoes-municipais-15e8/