Escrito por: Thiago Marinho

Confetam participa de encontro sobre trabalhadores da saúde em SP

Até hoje (02/09), a Confederação dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal (Confetam/CUT) participa do encontro “Ampliando o Direito das trabalhadoras e trabalhadores em saúde da América Latina”.

Confetam/CUT

Até hoje (02/09), a Confederação dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal (Confetam/CUT) participa do encontro “Ampliando o Direito das trabalhadoras e trabalhadores em saúde da América Latina”, em São Paulo.

O evento é realizado pela Internacional Serviços Públicos (ISP) e com apoio da Sask, que é organização finlandesa de cooperação de desenvolvimento do movimento sindical. Pela Confetam/CUT, participam do evento os secretários: Oldack César, Célio Vieira e Irene Rodrigues.

A programação do evento contou, inicialmente, com a participação dos convidados da atividade na leitura da sentença do Julgamento de Jair Bolsonaro no Tribunal Permanente dos Povos, por descaso com profissionais de saúde, negros e indígenas, que foi realizada na Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP). Em decisão histórica, o Tribunal popular acabou condenando o presidente.

Ainda no primeiro dia (01/09), iniciou-se uma reunião de planejamento das entidades representativas do setor Saúde filladas à ISP sobre o projeto SASK/ISP, seguida da abertura oficial do “Projeto Saúde” e uma série de apresentações, entre elas sobre a recuperação do trabalho da ISP nas lutas em defesa da saúde pública e universal e de proteção aos trabalhadorxs do setor; o detalhamento do projeto, importância e estratégia para as Américas, em especial para Colômbia, Guatemala e Brasil; a exposição do Tratado da Pandemia, processo na OMS e Convenções da OIT estratégicas para trabalho em Saúde.

O relato expositivo foi realizado por Jocelio Drummond, Secretário Regional da ISP para Interaméricas, Denise Motta Dau, Secretária Sub-regional da ISP no Brasil, e Pedro Villardi – Coordenador Regional de Equidade em Saúde da ISP. Após as manifestações, deu-se a discussão dos temas junto aos participantes.

Já no segundo dia de encontro, foi está sendo dada continuidade às reuniões com representantes da SASK e sindicalistas da Saúde do Brasil para dialogar sobre o Projeto SASK/ISP, assim como a apresentação da estratégia da SASK2020-2030 e do Programa de Cooperação da SASK 2022-2025, a exibição sobre a experiência no setor público de saúde na Finlândia e a apresentação das prioridades das afiliadas do setor saúde da ISP Brasil. Estão presentes nestes debates Jocelio Drummond, pela ISP Interaméricas, Henri Lindholm, presidente da SASK, Patrício Sanbonino, representante Regional da SASK para América Latina, Evelina Petala, do Sindicato sector público – JHL, e Denise Motta Dau, da ISP no Brasil.