MENU

Confetam participa de Plenária Interestadual Nordeste da CUT em Recife

Sindicalistas de seis estados nordestinos organizam agenda de lutas da CUT e dos movimentos sociais em defesa dos direitos e de Lula.

Publicado: 09 Julho, 2018 - 16h16

Escrito por: Érica Aragão

.
notice
Cícera Batista e Marcelo Manduca (esq) representam os servidores municipais no evento.

Neste segunda-feira (9), ocorreu a “Plenária Interestadual da CUT Nordeste – 2”, em Recife, com o objetivo de mobilizar as bases CUTistas em defesa da democracia e por direitos, dar continuidade à ação Lula Livre nas regiões e nos estados, apresentar a Plataforma da Classe Trabalhadora para as eleições de 2018 e mobilizar a sociedade, em conjunto com os movimentos sociais, para o Dia Nacional do Basta, que ocorrerá em 10 de agosto.

“Esta é a segunda grande plenária que a Central organiza. A CUT, os movimentos sindical e populares vão apresentar suas propostas para o período eleitoral e, na construção desse processo, está previsto uma grande mobilização no dia 10, que será um dia histórico”, explica o secretário-geral da CUT, Sérgio Nobre.

O Ramo dos Municipais participa da atividade representado pela diretora de Comunicação e Imprensa da Confederação dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal (Confetam/CUT), Cícera Batista, e pelo presidente em exercício da Federação dos Servidores Municipais do Estado do Rio Grande do Norte (Fetam/RN), Marcelo Manduca. O presidente licenciado da Fetam/RN, Francisco Gomes Filho, também prestigia o evento. 

Saiba Mais

Segundo o secretário-geral da CUT, a entidade, maior central sindical do Brasil e a quinta maior do mundo, vai pautar durante todo o processo eleitoral a importância da defesa da democracia, do emprego, da preservação da Eletrobras e Petrobras como empresas públicas, além de denunciar os 23 milhões de desempregados no País pós-golpe 2016.

“Temos o objetivo de ter a Agenda Prioritária da Classe trabalhadora no centro do debate eleitoral e as plenárias regionais fazem parte desse processo”, acrescentou.

Plenária da CUT Nordeste 2

O Nordeste, maior região brasileira, foi dividido em duas etapas e a edição ‘Nordeste 2’ terá a participação de seis estados. Além de Pernambuco, os estados de Alagoas, Sergipe, Bahia, Paraíba e Rio Grande do Norte estarão presentes. Os outros três estados, Ceará, Maranhão e Piauí, fazem parte da etapa “Nordeste 1”, ainda sem data marcada para a atividade.

Para o presidente da CUT Pernambuco, Paulo Rocha, é fundamental este encontro para resistir e lutar por um Brasil menos desigual e injusto. “É hora de a classe trabalhadora somar forças e unir a luta das ruas com a luta institucional. Precisamos eleger um presidente e a maioria de congressistas que defendam nossos direitos e conquistas, com um basta nesse caos que estamos vendo acontecer no Brasil.”

Segundo ele, o País está passando por um momento difícil, cujos golpistas estão se preparando para dar um verniz de legalidade democrática à tomada de poder, elegendo um presidente, deputados e senadores que vão dar continuidade ao desmonte das políticas públicas e soberania nacional, com o aprofundamento das medidas que retiram direitos, como a reforma trabalhista e a volta do debate sobre a reforma da Previdência.

“Precisamos preparar um grande dia de mobilização e paralisações no dia 10 de agosto, quando iremos dizer um basta de desemprego, de reforma da Previdência, de reforma Trabalhista, de acabar com nossos direitos, de vender nossas empresas, nossas terras, e de outras milhares de maldades cometidas por este governo golpista”, afirmou Paulo Rocha.

A atividade

CUT PECUT PECUT PE

Pela manhã, a partir das 9h, na sede do Sindesprev, no bairro da Boa Vista, aconteceu uma atividade mais fechada com os delegados das CUT’s nos estados. Além da análise de conjuntura, houvr a apresentação da Agenda Prioritária da Classe Trabalhadora e a organização da região no Dia Nacional do Basta, em 10 de agosto.

No período da tarde, a partir das 15h, ocorreu a “Assembleia Lula Livre”, com os movimentos sociais e população em geral, na Praça da Independência, no centro de Recife, onde aconteceu o lançamento oficial do Dia Nacional do Basta, no dia 10 de agosto em todo País, e da Marcha ‘Lula Livre’, que vai rodar o estado, a partir do dia 16 de julho.

A Marcha vai sair de Bezerro, no agreste pernambucano, a 100 km da capital, com mil pessoas, com o objetivo de dobrar o número de pessoas ao longo do trajeto. A chegada da Marcha está prevista para o dia 20 de julho, em Recife.

“Vamos mostrar que os pernambucanos estão em peso na defesa da liberdade do presidente Lula”, explicou o presidente da CUT Pernambuco.

Plenárias

Outras etapas já estão marcadas. A Plenária do Sul acontecerá dia 13 de julho. A etapa Centro-Oeste 2, que reúne Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, ocorrerá no dia 17 de Julho. A Sudeste 2, Minas Gerais e Espírito Santo, acontecerá em Minas no dia 19. A etapa Sudeste 1, São Paulo e Rio de Janeiro, acontecerá na capital paulista no dia 20 de julho.