MENU

Confetam participará de reunião com ministro Luiz Marinho

Nesta quarta (18), a partir das 10h, será realizada pelo ministro Luiz Marinho, do Trabalho e Emprego, um evento com sindicalistas.

Publicado: 17 Janeiro, 2023 - 08h50

Escrito por: Thiago Marinho

Reprodução / Redes Sociais
notice

Nesta quarta (18), a partir das 10h, será realizada pelo ministro Luiz Marinho, do Trabalho e Emprego, um evento com sindicalistas, no Palácio do Planalto, para anunciar a constituição da Mesa Nacional de Negociação e debater: 

1. Valorização do Salário-Mínimo;

2. Regulação do trabalho em aplicativos;

3. Valorização da Negociação Coletiva, com prazo de 90 dias para conclusão.

Pela Confederação dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal (Confetam/CUT) participarão a secretária de Combate ao Racismo, Vilani Oliveira, o secretário geral da entidade, João Gabriel Guimarães Buonavita e a secretaria de Políticas Públicas e Sociais, Irene Rodrigues. 

Existe uma discordância entre os entendimentos das centrais e do governo sobre qual deve ser o valor do salário mínimo. Os sindicalistas querem o pagamento de 1.342 reais para o ano que vem, enquanto o Executivo trabalha com 1.320 reais, segundo o que foi apresentado durante os trabalhos da equipe de transição.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no entanto, tem relatado dificuldades até mesmo para decretar o aumento menor. Durante a posse da nova presidente da Caixa Economia Federal (CEF), Rita Serrano, Lula disse que “a gente não pode dar aumento de salário mínimo de 3% porque é gasto”, em tom crítico ao mercado.