MENU

Confetam/CUT repudia fala de vereadores de Urussanga que defenderam o fechamento do Sindicato de Criciúma

Da Tribuna da Câmara, Rozemar Sebastião atacou o Sindicato dos Servidores Municipais de Criciúma e Região (Siserp), recebendo a “solidariedade” de colegas. Postura viola o Artigo 8º da Constituição

Publicado: 28 Junho, 2021 - 18h19

Escrito por: Déborah Lima

.
notice
Foto publicada em rede social que motivou ataques do vereador Rozemar Sebastião

A Confetam/CUT encaminhou nesta terça-feira (28) à Câmara Municipal de Urussanga (SC) nota de repúdio à fala do vereador Rozemar Sebastião, que na última semana desferiu graves ataques contra o Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Criciúma e Região (Siserp). Presidido por Jucélia Vargas, também presidenta da Confetam/CUT, a entidade representa a base dos trabalhadores da Prefeitura de Urussanga.

Apoiador fervoroso do presidente genocida Jair Bolsonaro, Rozemar Sebastião ocupou a Tribuna da Casa para defender o fechamento de Siserp, tendo recebido a "solidariedade" de colegas de Parlamento.

Confira a nota:

A Confederação dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal (Confetam/CUT) repudia a fala do vereador Rozemar Sebastião, que na última semana desferiu graves ataques contra o Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Criciúma e Região (Siserp), entidade legítima de representação dos trabalhadores e trabalhadoras da Prefeitura de Urussanga.

Insatisfeito com a divulgação de uma foto sua nas redes sociais com uma interrogação vermelha no rosto no intuito de pressioná-lo na votação do Projeto de Lei do Poder Executivo n° 14/2021 - que dispõe sobre a revisão geral dos servidores municipais sem prever qualquer reajuste salarial para a categoria -, o parlamentar perdeu a linha.  Da Tribuna da Casa, ele defendeu o fechamento do Siserp. “É por isso que eu sou favorável a Bolsonaro. É acabar com sindicato mesmo”, defendeu o vereador.

Rozemar Sebastião se referiu aos sindicalistas como uma “tropa de carcalhada” que “só sabe brigar”. “Que é uma carcalhada, é hein? Esse sindicato aí, vou dizer uma coisa pra vocês: tem que fechar! Eu vou votar no Bolsonaro cada vez mais, eu quero votar, porque aquela turma infiltrada são (sic) que nem lobo em pele de cordeiro. É gente ruim, é gente mal (sic). É gente que só pensa o mal. E vocês pensam que eles ajudam o servidor público? Ajuda nada!”, atacou o vereador.

“Vai ter que se acabar mesmo, porque desse jeito aí tem que se acabar. Se depender de mim, eu dou o último pisão em cima para terminar de vez com esse sindicato”, prosseguiu Rozemar Sebastião, obtendo a “solidariedade” de colegas e exigindo uma “atitude” da Presidência da Casa.

A direção da Confetam/CUT adverte que a postura do parlamentar e dos colegas que o apoiaram, além de indigna de representantes do povo no Parlamento Municipal, viola o Artigo 8º da Constituição Federal de 1988, que prevê o direito à livre associação sindical.

Exigimos, portanto, desculpas formais dos vereadores que se manifestaram contra a liberdade sindical dos trabalhadores municipais da Região, sob pena de chegarmos à conclusão de que a Câmara Municipal de Urussanga é conivente com a violação da Carta Magna que deveria observar com retidão.

Fortaleza, 28 de junho de 2021.

Confederação dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal - Confetam/CUT