MENU

Congresso da Confetam aprova Plano de Lutas para 2022

Na manhã deste sábado (12/03), aconteceu o segundo dia do 8º Congresso da Confetam/CUT - 3º Congresso da Conatram/CUT, de forma virtual, pela plataforma Zoom.

Publicado: 12 Março, 2022 - 12h34

Escrito por: Thiago Marinho

Divulgação
notice
A programação iniciou com a apresentação de um vídeo com fotos das principais movimentações e ações.

Na manhã deste sábado (12/03), aconteceu o segundo dia do 8º Congresso da Confederação dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal (Confetam/CUT) - 3º Congresso da Confederação Nacional dos Trabalhadores Públicos Municipais (Conatram/CUT), de forma virtual, pela plataforma Zoom.

Em sua fala de abertura, a Presidenta da Confetam/CUT, Jucélia Vargas, destacou seu orgulho de fazer parte da entidade. “Tenho muito apreço em fazer parte da Confetam pela qualidade intelectual e de luta de cada dirigente que faz parte dessa entidade. Um evento como esses nos dá um gás e uma vontade maior de continuar na batalha. Quero agradecer cada fala de empoderamento. Dirigentes responsáveis e corajosos. Esse valor individual de cada um faz com que a Confetam tenha muita importância para o Brasil”, destacou.

A programação iniciou com a apresentação de um vídeo com fotos das principais movimentações e ações promovidas do ano passado. “Ver as fotos das atividades em 2021 é um alento para os nossos corações e uma grande lembrança de um trabalho árduo, que impulsiona a nossa luta diária pela valorização dos servidores municipais. Eterna gratidão a todos os dirigentes que estão fazendo uma bela história na Confetam”, declarou Wesia Sena, Secretária de Formação da Confetam/CUT, que coordenou a mesa.

No evento, foi abordado o tema das eleições deste ano. “Temos nas nossas mãos o pleito das nossas vidas. Não é só uma questão política, mas principalmente de manutenção civilizatória. Não podemos ficar engessados em nossas ações sindicais e sim abrir o leque de discussões”, enfatizou Graça Costa, Presidenta do Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (DIAP) e dirigente da Central Única dos Trabalhadores (CUT).

Outro ponto discutido no congresso foi a replicação da união das três esferas dos servidores em âmbito estadual. “É importante a criação de um fórum dos servidores públicos das três esferas, para que possamos promover uma maior união dos servidores nos estados dando maior respaldo a esses trabalhadores dentro dos seus ambientes estaduais”, declarou a Secretária da Mulher Trabalhadora da CUT Nacional, Junéia Batista.

Para Vilani Oliveira, Secretária contra o Racismo da Confetam/CUT, a entidade se agigantou e ganhou relevância no cenário nacional. “Somos grandes e protagonistas na luta dentro dos municípios. Tenho muito orgulho de fazer parte dessa entidade de tanto valor para os servidores. Somos fortes e aguerridos na busca dos direitos essenciais dos servidores municipais. Estou muito contente por ter contribuído com esse processo de ampliação Confetam”, comemora.

Após as apresentações das sugestões de diretrizes, foram aprovados pelos dirigentes sindicais o Plano de Lutas e as moções.

Ao final da atividade, a presidenta agradeceu a participação de todos e todas: “Obrigada pela participação de todos nesse encontro e teremos um ano de grande luta em todos os setores que englobam os servidores públicos municipais. Espero que em 2023 o nosso congresso seja presencial para que a troca seja mais completa”, finalizou.