MENU

Curso de formação para dirigentes sindicais de Sergipe começa dia 23

Na primeira unidade, os participantes estudarão o funcionamento da sociedade capitalista

Publicado: 18 Setembro, 2017 - 17h59

Escrito por: Divulgação

.
notice
.

O curso de atualização "Capitalismo, Estado e Luta de Classes" iniciará suas atividades no dia 23 de setembro, com o 1° módulo "Como Funciona a Sociedade Capitalista", ministrado pela Profa. Dra. Christiane Senhorinha. O 1º módulo começa às 8 horas, no auditório da Central Única dos Trabalhadores de Sergipe (CUT/SE). 

Ofertado pelo Grupo de Pesquisa e Extensão Trabalho, Questão Social e Movimentos Sociais da Universidade Federal de Sergipe (UFS), o curso é resultado de uma parceria com a Federação dos Sindicatos dos Servidores Públicos Municipais de Sergipe (Fetam) e o Sindicato dos Servidores do Poder Judiciário do Estado (Sindijus).

O curso tem o caráter de extensão universitária. Ofertado na modalidade presencial, está estruturado em 6 unidades, em 6 sábados, cada unidade com 8 horas, totalizando uma carga horária de 48 horas: 

• Unidade 1: Como funciona a sociedade capitalista.

• Unidade 2: Classes sociais, consciência de classe e luta de classes.

• Unidade 3: O papel do Estado e a relação com os movimentos sociais, populares e sindicais.

• Unidade 4: A crise do capital na contemporaneidade e a luta sindical.

• Unidade 5: Comunicação Sindical e Social como um instrumento da disputa de hegemonia na sociedade.

• Unidade 6: Organização e gestão sindical desafios e limites na atualidade.

Conheça o currículo da palestrante Christiane Senhorinha:

Professora do Departamento de Economia do Programa de Pós-Graduação em Economia e do Programa de Pós-Graduação em Geografia da UFS (Universidade Federal de Sergipe), tem Doutorado em Geografia (UFRGS, 2009), Mestrado em Geografia (UFG, 1999), Graduação em Ciências Econômicas (UCG, 1993) e em Comunicação Social - Jornalismo (UFG, 1994). Foi bolsista sênior do Programa CLACSO-CROP Estudos de Pobreza (2008), cuja pesquisa resultou no livro "A face feminina da pobreza em meio a riqueza do agronegócio", publicado pelo Conselho Latinoamericano de Ciências Sociais - CLACSO/Outras Expressões (2011). Tem Pós-Doutorado PPG-GEO UFRGS - Programa Nacional de Pós Doutorado (PNPD) do PPG - Geografia da UFRGS, Brasil 2010 a 2011. No âmbito da Economia, atua nas áreas de Economia Política, Desenvolvimento Econômico, Economia Brasileira, História Econômica, Formação Econômica do Brasil e Métodos de Pesquisa. No âmbito da Geografia, atua na área de Geografia Humana, particularmente Geografia Agrária e Geografia Econômica. É líder do Grupo de Pesquisa sobre Economia e Transformações do Espaço - ECOE da UFS, pesquisadora do Núcleo de Estudos Agrários - NEAG da UFRGS e do Núcleo de estudos sobre Democracia e Desigualdade da UFSM. É coordenadora do Centro de Estudos Marxistas da UFS.