Escrito por: Fetamce

Diretor da Confetam/CUT é eleito delegado para Conferência de Saúde do Ceará

Oldack Sucupira ministrou Palestra Magna da 7ª Conferência Municipal de Saúde de Salitre.

.
Oldack também é secretário de Saúde da Fetamce e vice-presidente do Sindsm-Crato

O diretor da Confederação dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal (Confetam/CUT), Oldack Sucupira, proferiu, na última sexta-feira (05/04), a Palestra Magna da 7ª Conferência Municipal de Saúde de Salitre (CE), que teve como tema “Democracia e Saúde: Saúde como Direito, Consolidação e Financiamento do SUS”.

Secretário de Saúde do Trabalhador da Federação dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal do Estado do Ceará (Fetamce) e vice-presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais do Crato (SINDSMCRATO), Oldack falou sobre a conjuntura nacional, especialmente os retrocessos iniciados ainda no Governo Temer, com a aprovação da Emenda 95, que congela os investimentos públicos em 20 anos.

O dirigente disse ainda que a situação tende a se agravar caso a sociedade civil organizada e os governos, sejam municipais ou estaduais, não cobrem do atual presidente, Jair Bolsonaro, a preservação das políticas do Sistema Único de Saúde e o necessário investimento no setor. 

“O presidente pode ter sido eleito com propostas controversas, mas na hora de governar, ele terá que atender ao clamor do conjunto da população, que é magnanimamente contra a qualquer ação ou lei que venha a desregulamentar o SUS e destruir seus princípios. A saúde dos brasileiros precisa continuar a ser papel do Estado, que, como afirma nossa Constituição, deve promover o bem-estar social”, disse.

Oldack agradeceu ainda aos representantes locais, citando os membros da 20ª Regional de Saúde, por meio de Vera e a Nalber Sigian, da secretária de saúde de Salitre, Monica Ribeiro, da Presidente do Conselho Municipal de Salitre, Tannara, e da Coordenadora da Atenção Básica, Euvania Vital.

 

Presenças e GTs

A Conferência iniciou contou com falas das autoridades, entre elas o prefeito de Salitre, Rondilson, o vice Maninho, além de secretários, vereadores e demais representantes de órgãos.

Na oportunidade, em forma de grupos de trabalho (GTs), os participantes destacaram os pontos primordiais do Sistema Único de Saúde e construíram propostas que serão encaminhadas às demais etapas da Conferência, que contará ainda com a edição estadual e nacional.

Conforme o sindicalista, outro momento importante neste dia foi “uma homenagem ao companheiro de diretoria do Sindicato dos Servidores Municipais de Crato pelos seus 28 anos de lutas pela democracia no movimento sindical, Francisco Jose Bruno Silva, nosso querido Franzé”, disse Sucupira.

Diretor da Confetam eleito delegado do Crato

A 10ª Conferência Municipal de Saúde do Crato (CE), realizada nos dias 8 e 9 de abril, reuniu segmentos representativos da sociedade para debater a situação de saúde e propor diretrizes para a formulação de políticas públicas para área. O diretor da Confetam/CUT, Oldack César, foi eleito delegado para a Conferência Estadual do Ceará, representando os trabalhadores da Saúde do município. 

"Nós conseguimos aprovar mais de 14 proposições feitas por nós, a maioria para a valorização do trabalhador municipal. Foram aprovadas mais de 12 moções, também levadas por nós, e eu saí eleito delegado", comemorou Oldack Sucupira.  

O próximo desafio, afirma o dirigente, será participar da Conferência Regional, no mês de maio, ir para a Conferência Estadual e pleitear a representação para a Conferência Nacional no segmento do Trabalho

Edição Déborah Lima