Escrito por: Déborah Lima

Eleições 2020: Plataforma da Confetam/CUT propõe seis planos de desenvolvimento para as cidades brasileiras

Propostas na área da cidadania, criatividade, trabalho decente, democracia, sustentabilidade, igualdade e equidade integram a Plataforma dos Municipais CUTistas para eleição de prefeitos e vereadores

CONFETAM/CUT
.

Seis planos de desenvolvimento local, divididos em propostas nas áreas da cidadania, criatividade, trabalho decente, democracia, sustentabilidade, igualdade e equidade, integram a Plataforma dos Servidores Públicos Municipais para as Eleições 2020. O documento, com as contribuições da categoria para as eleições de 15 de novembro, será lançado virtualmente no próximo dia 29 pela Confederação dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal (Confetam/CUT).

Publicada em todas as eleições municipais desde de 2012, este ano a Plataforma da Confetam/CUT faz um convite à “Utopia da Felicidade e da Esperança” ao propor o tema “Meu município: o melhor lugar do mundo para se viver!”.

“Numa realidade em que a maioria dos prefeitos não governa para o povo e parte expressiva das Câmaras de Vereadores é subserviente a esses prefeitos, os servidores municipais ousam propor a ‘Utopia da Felicidade e da Esperança’. Para interferir no processo eleitoral e mudar esse cenário é preciso acreditarmos e trabalharmos para que o município em que moramos seja de fato ‘o melhor lugar do mundo pra se viver’ ”, afirma a presidenta da Confetam/CUT, Vilani Oliveira.

Compromisso amarrado com candidatos

Além de pautar o debate eleitoral de 2020, a Plataforma busca amarrar com candidatas e candidatos não só o compromisso de incluírem em suas promessas de campanha as sugestões dos trabalhadores das prefeituras, mas sobretudo de colocarem as propostas dos servidores municipais em prática, caso sejam eleitos.

Para que os postulantes ao Executivo e Legislativo Municipais assumam a responsabilidade de adotar as propostas da categoria, a Confetam/CUT apresentará uma Carta Compromisso a ser assinada pelos candidatos. O documento será divulgado nos estados, nas capitais e nos municípios pelos sindicatos e federações filiadas à entidade durante os lançamentos virtuais locais da Plataforma.

A Plataforma dos Servidores Municipais também é um alerta para a importância das eleições deste ano para barrar nas urnas o projeto devastador da extrema-direita, representada pelo presidente Jair Bolsonaro e seus apoiadores nos 5.570 municípios brasileiros.

Desenvolvimento sustentável

As propostas da Plataforma da Confetam/CUT dialogam com os “Objetivos de Desenvolvimento Sustentável” e a “Agenda Global 2030” das Nações Unidas (ONU) - da qual o Brasil é signatário -, e estabelecem 17 objetivos e 169 metas que buscam promover o desenvolvimento sustentável no mundo.

Os seis planos de desenvolvimento local se fundamentam na Constituição de 1988, que assegura no seu Artigo 6º - “São direitos sociais a educação, a saúde, a alimentação, o trabalho, a moradia, o lazer, a segurança, a previdência social, a proteção à maternidade e à infância, a assistência aos desamparados, na forma desta Constituição”. Conheça as propostas da Plataforma:

Plano 1: Município da cidadania

 

Plano 2: Município da criatividade  

 

Plano 3: Município do trabalho decente

 

Plano 4: Município da democracia

 

 Plano 5: Município da sustentabilidade

 

Plano 6: Município da igualdade e equidade

. O detalhamento das propostas será apresentado no lançamento da Plataforma.

Serviço:

Lançamento virtual da Plataforma dos Servidores Públicos Municipais para as Eleições 2020

Terça-feira, dia 29 de setembro, das 19 às 20h

Transmissão ao vivo pela página do Facebook da Confetam/CUT (facebook.com/confetam)