MENU

Todos os candidatos a prefeito de Caraúbas assinam Carta-Compromisso com a Plataforma dos Municipais

Titica (MDB), Juninho (PSDB), Canindé (PSOL) e Jr. Gurgel (Republicanos) se comprometeram a tirar do papel propostas dos trabalhadores da prefeitura, caso sejam eleitos

Publicado: 03 Novembro, 2020 - 16h13

Escrito por: Déborah Lima

.
notice
Candidatos a vereador pelo PT, Solidariedade, PP e MDB também assinaram Carta

Num evento presencial que reuniu todos os candidatos e a candidata a prefeita de Caraúbas (RN), o Sindicato dos Servidores Públicos do Município (SINDSPUMC) lançou, na manhã da última sexta-feira (30), a Plataforma dos Servidores Públicos Municipais para as Eleições 2020. Antônio Alves da Silva – o Juninho (PSDB), Francisca Leite Alves Medeiros – a Titica (MDB), Francisco Canindé Freitas (PSOL) e Júnior Gurgel (Republicanos) assinaram a Carta-Compromisso da Plataforma, assumindo a responsabilidade de implementar as propostas da categoria, caso sejam eleitos. Candidatos e candidatas a vereadora de diversos partidos, entre eles PT, Solidariedade, PP e MDB, também subscreveram o documento.

Além de candidatos a vice-prefeito, assessores e dirigentes do SINDSPUMC, a atividade contou ainda com a presença da diretora da Federação dos Trabalhadores em Administração Pública Municipal do Estado do Rio Grande do Norte (Fetam/RN), professora Nina, e de Vilani Oliveira, presidenta da Confederação dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal (Confetam/CUT), entidade formuladora da Plataforma dos Municipais para as Eleições 2020.

Três dos quatro candidatos entregaram ao sindicato sua proposta de plano de governo: Titica, Canindé e Juninho. "Todos os candidatos fizeram falas, defenderam seus projetos,  apresentaram propostas, assinaram a carta e assumiram compromisso com os servidores municipais”, comemorou a presidenta da Confetam/CUT .

61 propostas 

Com o tema “Meu município: o melhor lugar para se viver”, este ano a Plataforma faz um convite à “Utopia da Felicidade e da Esperança” ao apresentar um conjunto de 61 propostas, divididas em seis planos de desenvolvimento local (município da cidadania, da criatividade, do trabalho decente, da democracia, da sustentabilidade e da igualdade/equidade), a serem incorporadas aos planos de trabalho dos vencedores das eleições municipais de 15 de novembro.

“Foi um evento muito importante! Quiçá todos os sindicatos fizessem isso, esse diálogo, essa cobrança e o acompanhamento”, elogiou Vilani Oliveira. “Em Caraúbas, o sindicato não só traz os candidatos para assinarem a carta, como acompanha o desenvolvimento dos mandatos, faz cobranças, denuncia e cobra! Cada vez mais me encanto com esse projeto da Plataforma, porque cada vez mais aproximamos os dirigentes sindicais do debate da administração da cidade que a gente quer”, completa.

Exemplo a ser seguido

A presidenta da Confetam/CUT assinala que o caso do município de Caraúbas é um exemplo concreto de como os sindicatos podem tentar influir na construção coletiva de gestões municipais realmente comprometidas com as necessidades e os anseios da classe trabalhadora.

“É um exemplo a ser seguido de como a gente pode intervir para ter uma cidade mais transparente, mais democrática, mais sustentável, mais participativa, com mais inclusão. Acho que nesses momentos de troca, de rompimento com o corporativismo, o sindicato se abre para a cidade e para a sociedade. Foi um momento muito rico e promissor. Esperamos que mais municípios também façam os seus lançamentos para que possamos interferir efetivamente na melhora dos nossos municípios”, enfatizou Vilani.

Dificuldades a superar

Entre as dificuldades a serem superadas pela nova gestão de Caraúbas está a contratação de professores. De acordo com o sindicato, a prefeitura não realiza concurso público há 20 anos e os profissionais contratados recebem apenas um salário mínimo. Assim, a Administração Municipal “economiza” dinheiro, pois não paga os professores pelo nível de formação profissional. “Essa informação é estarrecedora, é uma vergonha, é imoral, é ilegal! É uma politicagem que o município está fazendo”, denuncia a presidenta da Confetam/CUT.

O lançamento da Plataforma para as Eleições 2020 em Caraúbas cumpriu todas as orientações do protocolo de segurança da Organização Mundial de Saúde (OMS) contra a Covid-19 e legislações em vigor. 

Lançada nacionalmente pela Confetam/CUT desde as eleições municipais de 2012, a Plataforma deste ano pode ser acessada em: http://confetam.cut.org.br/acao/plataforma-2020-eleicoes-municipais-15e8/