MENU

Em greve, trabalhadores da Comcap fazem manifestação em Florianópolis

O grupo de servidores municipais reivindica reposição salarial referente às perdas da inflação

Publicado: 01 Dezembro, 2020 - 14h16

Escrito por: Confetam

Sintrasem
notice

Trabalhadores da Autarquia de Melhoramentos da Capital (Comcap) caminharam sobre a Ponte Pedro Ivo rumo ao Centro de Florianópolis no fim da manhã desta terça-feira (1º). Eles protestam contra a adminstração municipal e a falta de um acordo para finalizar a greve. Desde essa segunda (30), a Comcap está com atividades suspensas.

Os manifestantes se deslocaram da base da autarquia, no bairro Estreito, em direção à Casa Civil, onde despacha o prefeito Gean Loureiro. Eles ocuparam a faixa da esquerda Ponte, acompanhados de um um carro de som. A Guarda Municipal monitorou o trânsito no local. 

Nesta manhã, houve uma reunião entre os líderes da greve e a direção da Comcap mas não houve acordo. Os servidores reivindicam a reposição salarial de 4,7% referente às perdas da inflação e o pagamento do ticket-alimentação de R$2,50. 

A prefeitura afirma estar impedida de fazer o pagamento por lei federal que proíbe aumentos de salários em 2020 e 2021 devido à pandemia do coronavírus. 

O Sindicato dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal de Florianópolis (Sintrasem) explica que a reposição é parte de um acordo feito entre prefeitura e trabalhadores em 2019 e que a situação não se enquadra nos impedimentos da legislação federal. 

Diante desse impasse, a prefeitura anunciou na noite dessa segunda a contratação de uma empresa privada para fazer a coleta dos resíduos na capital, o que é repudiado pelos grevistas e o sindicato.