MENU

FETAM/RN discute com sindicatos panorama dos municípios

Trabalhadores relatam dificuldades com avanço da Covid-19 e falta de compromisso de prefeitos com direitos dos servidores

Publicado: 15 Maio, 2020 - 15h56

Escrito por: FETAM/RN

Reprodução da Internet
notice

A Federação dos Trabalhadores em Administração Pública Municipal do Rio Grande do Norte (FETAM/RN) discutiu com seus sindicatos associados os reflexos da crise causada pela pandemia da Covid-19 no cotidiano das cidades e os reflexos na vida das pessoas e dos trabalhadores.

O debate aconteceu na tarde desta quinta-feira, 14/5, de forma remota e discutiu dois pontos básicos: conjuntura dos municípios do RN e impacto do PL de ajuda financeira a Estados e municípios no servidor público.

Os presidentes de entidades sindicais que participaram da reunião fizeram relatos da situação epidemiológica nas cidades, mostrando o avanço da doença nos municípios e a precariedade na rede hospitalar para atender às demandas sempre crescentes.

Para eles, a crise provada pela pandemia também tem afetado as finanças das prefeituras, com reflexos diretos nos servidores públicos municipais. Muitas prefeituras ainda não pagaram o reajuste do piso do magistério.

Para a maioria dos debatedores, porém, alguns prefeitos utilizam a crise injustificadamente para negar e reconhecer direitos e conquistas da classe trabalhadora.

“Um exemplo disso é o pagamento da correção salarial do reajuste do piso docente que está em vigor desde janeiro e até agora muitas prefeituras não cumpriram”, ressalta o professor Francisco de Assis Gomes Filho, presidente da FETAM/RN.

Os líderes sindicais disseram esperar que o socorro financeiro que está chegando a Estados e municípios ajude a aliviar os cofres das prefeituras e os chefes do Executivo possam honrar os compromissos com os trabalhadores.

Entre os encaminhamentos está a manutenção de reuniões periódicas para avaliação da situação, e a realização de lives com debates de temas relacionados aos impactos da crise provocada pela pandemia da Covid-19 a vida das pessoas em geral e dos trabalhadores em especial.