MENU

Fetamce destaca o Dia Mundial dos Serviços Públicos, 23 de junho

E que assim possa celebrar a contribuição dos funcionários públicos para o progresso da sociedade.

Publicado: 26 Junho, 2014 - 00h00

Ao assinalar o Dia Mundial dos Serviços Públicos, 23 de junho, nós que fazemos a Federação dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal do Estado do Ceará (Fetamce) encorajamos os sindicatos de servidores municipais a se focarem na importância da construção de um município decente e democrático, que possua eficiência na administração pública e trabalho decente.
A reflexão que fazemos neste dia é a de que queremos um Ceará que ofereça políticas públicas sensatas, inovadoras e transparentes, estruturas cristalinas e responsáveis que incorporem a solidariedade com os mais pobres e vulneráveis. Chamamos a atenção dos servidores públicos municipais para trabalharem de modo a ajudar a construir um futuro inclusivo, próspero e sustentável para todos.
Dos governos municipais, cobramos respeito aos servidores, de modo a honrar aqueles que aceitam as responsabilidades de serviço à humanidade e que contribuem para a excelência e inovação em instituições de serviço público. São os servidores o rosto visível do Estado e estes, para representarem bem o papel que assumem na democracia, precisam gozar de direitos no trabalho, de igualdade de oportunidades e de tratamento, de um emprego produtivo e de qualidade, com proteção social e com fortalecimento do diálogo social, e liberdade de organização sindical. É dessa forma que enxergamos o futuro de oportunidades e direitos em que pode se dar o serviço público municipal, que é ainda muito castigado pela resistência do patrimonialismo na política, pelo domínio do capital privado sob as representações públicas e pela ineficiência de gestão, associada a uma estéril política tributária e uma grande evasão fiscal, fruto de processos de corrupção.
Por fim, confirmamos o nosso compromisso de continuar a construir uma agenda estadual e local, nos municípios, de promoção dos direitos no serviço público, enfrentando a tendência à precarização do trabalho. Nós queremos fazer do trabalho decente não apenas um discurso, pois precisamos de mais e melhores empregos, obtidos através de concursos públicos, mais e melhores salários, mais participação dos trabalhadores e mais negociação coletiva.
Enedina Soares
Presidenta da Fetamce
- Saiba mais sobre o Dia do Serviço Público:
Designado pela Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), em 2002, o dia 23 de junho é lembrado como o Dia do Serviço Público “para celebrar o valor e a virtude do serviço público para a comunidade” e para encorajar os jovens a procurar carreiras no setor público. Os Estados-membros da ONU são encorajados a organizar iniciativas especiais para assinalar o dia que destaca a contribuição do serviço público e dos funcionários públicos para uma governação pública inclusiva, eficaz e transparente.
Fonte: FEMTACE