MENU

Governo Bolsonaro praticamente extingue programas de assistência alimentar

Segundo o orçamento de 2023, o governo federal praticamente extinguiu os principais programas de assistência alimentar. Os cortes nas verbas variam de 95 a 97%.

Publicado: 27 Setembro, 2022 - 12h38

Escrito por: Thiago Marinho

Divulgação
notice
A pobreza infantil aumentou de 6,4 milhões para 7,8 milhões no período de um ano.

Segundo o orçamento de 2023, o governo federal praticamente extinguiu os principais programas de assistência alimentar. Os cortes nas verbas variam de 95 a 97%.

Um dos mais atingidos é o programa Alimenta Brasil, principal iniciativa de aquisição de alimentos da agricultura familiar. A verba para o programa foi reduzida em 97%, para 2,6 milhões. Em 2010, a iniciativa recebeu R$ 622 milhões. Apesar dos cortes expressivos, o presidente Jair Bolsonaro disse que o programa será uma de suas prioridades, se for reeleito.

Outros programas também integram a lista, caso do apoio à agricultura urbana, que sairá de um orçamento de 500 mil reais em 2022 para 25 mil em 2023.

Programas voltados para a população de baixa renda com acesso precário à água também foram negligenciados no Orçamento de 2023, passando a linha orçamentária de 61 milhões para 2 milhões, um corte de 96%.

As iniciativas estão sob o comando do Ministério da Cidadania, o mesmo que paga o Auxílio Brasil, principal aposta do atual presidente à reeleição. O orçamento da pasta para 2023 cresceu 32% para atender maior a número de beneficiários do Auxílio Brasil, mas o dinheiro não vai para as ações de segurança alimentar e nutricional ou de acesso à água.

Enquanto isso, a pobreza infantil bateu recorde em 2021 no Brasil ao atingir 44,7% das crianças até seis anos no País, de acordo com um estudo da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. O número corresponde a 7,8 milhões de crianças que vivem em domicílios abaixo da linha da pobreza, o patamar mais alto em uma década. 

Em termos absolutos, a pobreza infantil aumentou de 6,4 milhões para 7,8 milhões no período de um ano. O aumento corresponde a população de uma cidade como Porto Alegre.