Grande ato em prol da enfermagem em Brasília
No próximo dia 05 de outubro (quarta-feira), a partir das 10h, no Anexo II do Congresso Nacional, em Brasília (DF), acontece o grande ato em prol do piso da enfermagem.
Publicado: 29 Setembro, 2022 - 09h57
Escrito por: Thiago Marinho

No próximo dia 05 de outubro (quarta-feira), a partir das 10h, no Anexo II do Congresso Nacional, em Brasília (DF), acontece o grande ato em prol do piso da enfermagem. A manifestação tem como objetivo pressionar a definição imediata das fontes de custeio do piso nacional da categoria e pela derrubada do veto ao reajuste anual.
A Confederação dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal (Confetam/CUT) convoca todos os municipais a participarem da atividade, em protesto a não implementação imediata do piso da categoria.
A mobilização terá como pauta principal de reivindicações a votação das fontes de custeio para pagamento do piso salarial da enfermagem pelo Senado Federal, prometida pelo presidente desta Casa Legislativa, Rodrigo Pacheco.
Na ocasião, também será cobrada a derrubada do veto ao reajuste anual do piso. Da forma que está, o piso da enfermagem não se reajustará automaticamente.
“A nossa luta não pode parar! Foi muito suor e muito esforço por esse sonho. Portanto, não vamos aceitar esse retrocesso na nossa jornada pelo piso salarial da enfermagem. A nossa luta continua, inclusive pelas 30h”, reforça Jucelia Vargas, presidenta da Confetam/CUT.
Suspensão por 60 dias
A pedido da Confederação Nacional da Saúde, Hospitais, Estabelecimentos e Serviços (CNSaúde), que questionou a norma que fixou o Piso Nacional da Enfermagem em R$ 4.750, o Supremo Tribunal Federal confirmou a liminar do ministro Luís Roberto Barroso que suspendeu o piso da enfermagem durante 60 dias.