MENU

Greve pela vida conquista vacina para trabalhadores da educação em São Paulo

Servidores da rede municipal de ensino atribuem vitória ao movimento grevista, que durou mais de 100 dias.

Publicado: 11 Junho, 2021 - 18h42

Escrito por: Sindsep/SP

Divulgação/Sindsep
notice
Cartaz dá o recado: a luta agora é por vacina pra geral e por Fora Bolsonaro!

Após 120 dias de greve pela vida, educadoras e educadores da rede municipal de São Paulo começaram a ser vacinados. As trabalhadoras e os trabalhadores se manifestaram nesta sexta-feira (11), durante a vacinação das (os) profissionais da educação, momento em que comemoraram a conquista da imunização para toda a categoria.

Vitoriosa, a greve que reivindicava o direito à vacina foi suspensa na última quarta-feira (08). Mas de acordo com relatos que chegaram até o Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de São Paulo (Sindsep/SP), há novos surtos de Covid-19 em escolas, além da subnotificação e da ausência de testagem massiva em profissionais e estudantes.

Confira o relato das trabalhadoras e trabalhadores sobre a conquista da vacina, arrancada com muita luta! 

Maciel Nascimento, secretário dos Trabalhadores da Educação do Sindsep, ao comentar sobre a importância deste momento e desta conquista, afirmou que o compromisso com o fim da greve é irmos além. “Além da defesa do SUS, queremos um governo que, de fato, se preocupe com a população. Em São Paulo, nosso próximo passo é cobrar cada centímetro da função pública: um verdadeiro Pacto Pela Vida e o atendimento total às famílias,” disse Maciel lembrando da importância de se garantir a segurança dos alunos e seus familiares. 

Luana, professora da Zona Leste, falou sobre este ser um dia de esperança, fruto de 120 dias de greve e de luta. Mas, relembrou que “nossa felicidade só estará completa quando a vacina for uma realidade para todos.” E frisou a importância do sistema público de saúde, “viva o SUS e os serviços públicos. Fora Bolsonaro e a Reforma Administrativa!”

Adriana, supervisora escolar na Zona Sul, frisou que a vacina é consequência de 120 dias de luta, com privações de salário e uma postura autoritária por parte da SME e recordou que alunos e alunas precisam de atenção e proteção. Lembrando dos companheiro que, infelizmente, faleceram nesta pandemia, disse: “é um misto de emoção e de dor, por todos e todas que não conseguiram viver para usufruir desta cara conquista! “ E reforçou a continuidade do movimento em  defesa da vida, “a luta continua, seremos resistência contra a barbárie, até que todos e todas sejam imunizados! Cada vida importa!”

Laura, professora e coordenadora pedagógica na Zona Oeste, falou sobre o orgulho da greve pela Vida e da importância da luta. “Fui sacudida por um turbilhão de emoções e pensamentos. A confirmação de que lutar sempre vale a pena. Um orgulho da nossa greve pela vida, que enfrentou a normalização da morte e exclusão. A alegria por essa conquista não pôde ser completa, pois precisamos de vacinas para geral, para educandos, suas famílias e toda população. Laura também lembrou das servidoras da Saúde, linha de frente no combate à pandemia, “Um enorme agradecimento a todas as trabalhadoras do SUS, mais do que obrigada temos de lutar pela saúde pública todos os dias.”

Lira, professora de CEU na Zona Oeste, reforçou a vacina como uma conquista da luta. “Hoje, a satisfação de tomar uma vacina, fruto da luta, só fez aumentar a certeza que só o movimento coletivo é capaz de construir uma possibilidade de futuro melhor.” E concluiu, “Só a luta muda a vida!”