MENU

Grupos protestam contra a PEC 241 em ao menos 15 estados e no DF

Proposta que limita gastos deve ir ao plenário da Câmara hoje. Ontem, servidores, professores universitários e alunos ocuparam as ruas do país contra a PEC

Publicado: 25 Outubro, 2016 - 09h36

Escrito por: Portal G1

Fábio Santos/ Voz da Bahia
notice
Estudantes da BA protestaram contra PEC

Nesta segunda-feira (24), servidores públicos municipais, estaduais, federais, professores universitários e estudantes protestam em ao menos 15 estados, mais o Distrito Federal, contra a Proposta de Emenda à Constituição que limita o aumento dos gastos públicos pelos próximos 20 anos, a PEC 241. 

Os atos ocorrem em Alagoas, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Espírito Santo, Maranhão, Mato Grosso, Minas Gerais, Pará, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Roraima, Santa Catarina, São Paulo e Sergipe. Até as 20h50 de ontem, 27 cidades tinham protestos registrados.

A proposta vai ser analisada pelo plenário da Câmara dos Deputados nesta terça-feira (25), que deverá votá-la em segundo turno.

A PEC 241 já foi aprovada em primeiro turno, no último dia 11, mas, por se tratar de emenda à Constituição, para ir ao Senado ainda precisa ser aprovada por pelo menos três quintos dos deputados (308 dos 513) em segundo turno.

Confira os protestos em cada estado:

Alagoas
Servidores da Universidade Federal (Ufal) e do Instituto Federal (Ifal) de Alagoas realizaram uma carreata pela capital nesta segunda (24). Leia mais.

Mais seis instituições de ensino também foram ocupadas por estudantes no estado - o campus da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) e duas escolas estaduais em Arapiraca, e os campi do Instituto Federal de Alagoas (Ifal) nos municípios de Piranhas e Murici. Com essas, chega a 12 o número de instituições tomadas pelos alunos. Leia mais.

Bahia
Servidores técnicos administrativos da Universidade Federal da Bahia (UFBA) protestam desde as 6h30 desta segunda (24) fechando o portão principal do campus do bairro de Ondina, em Salvador, e impedindo a entrada de alunos.

A categoria está em greve a partir desta segunda, também em protesto contra a proposta. Leia mais.

Ceará
Em Fortaleza, o ato ocorreu no jardim da reitoria da Universidade Federal do Ceará (UFC) e envolveu estudantes, professores e funcionários administrativos. Foram cerca de 300 pessoas, segundo a organização. A PM não divulgou estimativa.

Distrito Federal
Estudantes de institutos federais, escolas públicas e servidores participaram do ato contra a PEC 241 no Distrito Federal. O grupo se concentrou entre a Biblioteca Nacional e o Museu da República, a partir de 18h. De acordo com os organizadores, 600 pessoas estiveram presentes na manifestação. A Polícia Militar estimou 200 manifestantes. Leia mais.

Espírito Santo
Cinco mil pessoas, segundo os organizadores, participaram do ato contra a PEC 214 em Vitória. A PM estimou em mil o número de participantes. O ato foi organizado por estudantes de institutos técnicos federais da capital e do interior.

Mais cedo, estudantes de escolas públicas do Espírito Santo ocuparam nesta segunda as escolas Almirante Barroso, em Vitória; Agenor Roris, em Vila Velha; e os campi de São Mateus e Cachoeiro de Itapemirim do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) contra a PEC 241. Leia mais.

Pela manhã também houve manifestação em Vitória. Trabalhadores que fazem parte da Frente Estadual em Defesa da Previdência Social, dos Direitos Trabalhistas e Serviços Públicos saíram em pelas ruas. O coletivo reuniu movimentos sindicais, sociais e populares. Leia mais.

Maranhão
Em São Luís, um grupo de estudantes fechou a avenida Beira-Mar. A Polícia Militar foi chamada para controlar a situação e os estudantes liberaram a via.

Mato Grosso
Cerca de 50 estudantes do campus da UFMT (Universidade Federal de Mato Grosso) de Sinop, a 503 km de Cuiabá, ocupam desde o início da manhã desta segunda o prédio administrativo da instituição, em protesto contra a PEC 214. Eles também cobram a conclusão de obras no campus que deveriam ter sido concluídas em 2014. "Entendemos que, com a aprovação da PEC, aí sim é que não vão entregar essas obras", disse. Leia mais.

Em Cuiabá, cerca de 80 alunos do campus Octaya Jorge da Silva, do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) ocuparam o prédio da instituição pela manhã. De acordo com a organização do protesto, a ocupação foi aprovada em assembleia geral dos estudantes, na última quarta-feira (19), e deve seguir até terça-feira (25). Alguns alunos devem dormir no campus. Leia mais.

Os servidores que atuam nos setores administrativos da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) decidiram entrar em greve também nesta segunda (24) contra a aprovação da PEC 241. Leia mais.

Minas Gerais
Em Belo Horizonte, estudantes da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) decidiram pela manhã em assembleia ocupar o Centro de Atividades Didáticas (CAD) 2, no campus da Pampulha. A paralisação, segundo a organização, é em defesa da educação pública e contra a proposta de emenda constitucional (PEC) 241. Leia mais.

Em Uberlândia, estudantes, professores e trabalhadores administrativos da Universidade Federal da cidade, a UFU, iniciaram nesta segunda (24) uma greve por tempo indeterminado. Segundo a Associação dos Docentes da UFU (Adufu), o principal motivo do movimento é a tramitação da Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 241. Leia mais.

Também houve paralisação de professores nas universidades federais de Juiz de Fora (UFJF), São João del Rei (UFSJ) e de Viçosa (UFV). Leia mais.

Pará
Servidores públicos das esferas federal, estadual e municipal, estudantes e sociedade civil realizaram na manhã desta segunda (24), em Santarém, no Oeste do Pará, um ato contra a PEC 241.

Com faixas, cartazes e gritando palavras de ordem, a caminhada saiu da Praça Barão de Santarém. Leia mais.

Pernambuco
Estudantes protestaram contra a PEC 241 na manhã desta segunda (24) e interditaram um trecho da BR-101 perto da Universidade Federal de Pernambuco, a UFPE, no Recife. Leia mais.

Rio de Janeiro
No Rio, o ato contra a Proposta de Emenda Constitucional 241 resultou no fechamento por cerca de 40 minutos da avenida Rio Branco, das 19h às 19h40. Houve um princípio de tumulto quando manifestantes retiraram pessoas mascaradas que acompanhavam o ato. Leia mais.

Rio Grande do Sul
Manifestantes bloquearam a Avenida Mauá, um dos principais acessos ao Centro de Porto Alegre, na manhã desta segunda (24). O ato é contra a PEC 241.

O grupo ficou no local por cerca de uma hora, entre às 7h e as 8h, e causou lentidão na chegada à capital. A Brigada Militar e o movimento responsável pelo ato não divulgaram o número de participantes. Leia mais.

À noite, outro protesto em Porto Alegre reuniu cerca de 600 pessoas, segundo a organização. Algumas pessoas carregavam faixas com frases contrárias à PEC 241. Leia mais.

Roraima
Professores da Universidade Federal de Roraima (UFRR) fizeram nesta segunda (24)uma paralisação em protesto contra a PEC 241. A ação começou às 7h na sede da UFRR e deve seguir até às 21h no Centro Cívico de Boa Vista. Conforme a Seção Sindical dos Docentes da Universidade (Sesduf-RR), a expectativa é que 100% dos professores da universidade irão aderir à paralisação. Leia mais.

Santa Catarina
Em Florianópolis, uma caminhada foi feita no Centro da cidade em protesto contra a PEC 241. O grupo se reuniu por volta das 16h no Largo da Alfândega e caminhou pelas ruas da Capital, como a Rua Fernando Machado e Avenida Hercilio Luz. O evento foi organizado pelas redes sociais pelo movimento Rede Fora Temer Floripa. Não havia estimativa de público. Leia mais.

São Paulo
Em Bauru, estudantes secundaristas protestaram durante a sessão da Câmara local. Havia cerca de 70 presentes, segundo a organização. Leia mais.

Sergipe
Professores, técnicos e estudantes se concentraram em frente a Universidade Federal de Sergipe (UFS), em São Cristóvão, para protestar contra aprovação da Proposta de Emenda à Constituição que limita o aumento dos gastos públicos pelos próximos 20 anos, a PEC 241. Por causa do protesto, as aulas foram suspensas durante a manhã. Leia mais.