MENU

Juventude da Confetam participa de reunião do Coletivo Nacional da CUT

Representando a confederação, a secretária de Juventude da Fetamce destacou o curso "Liderança Juvenil no Movimento Sindical", que será realizado no Ceará com vagas abertas para vários estados

Publicado: 05 Julho, 2016 - 17h52

Escrito por: Confetam

.
notice
.

Começou nesta terça-feira (05/06), em São Paulo, a reunião do Coletivo Nacional de Juventude da Central Única dos Trabalhadores (CUT). A Confederação dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal (Confetam/CUT) está representada no evento pela secretária de Juventude da Federação dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal do Ceará (Fetamce), Nadja Carneiro de Souza. O evento foi aberto pela manhã, com informes das Secretarias Estaduais de Juventude dos estados e Ramos.

Representando o Ramo dos Municipais, Nadja Carneiro apresentou as propostas aprovadas durante o I Seminário Nacional de Juventude da Confetam/CUT, relatou a participação do segmento nos debates da Internacional de Serviços Públicos (ISP) e deu informes sobre as atividades realizadas pelas Secretarias de Juventude dos Estados, como formação, seminários e panfletagem sobre a redução da maioridade penal. 

A representante da Juventude da Confetam/CUT destacou o curso de Liderança Juvenil no Movimento Sindical, que será realizado pela Secretaria de Juventude da Fetamce. "Embora seja um evento estadual, abriremos vagas para os secretários de Juventude dos outros estados da Federação", afirma Nadja Carneiro. Com inscrições abertas até o dia 15 de julho, o curso formará uma turma de 40 jovens, com idade entre 18 e 35 anos. Serão quatro encontros presenciais de produção de trabalhos individuais e de atividades coletivas, totalizando 100 horas/aula.

À tarde, a reunião do Coletivo de Juventude da CUT contou com a participação do jornalista Paulo Vannuchi e de representantes da União Nacional dos Estudantes (UNE), do Levante Popular da Juventude e da Juventude do PT. Eles fizeram uma análise sobre a atual conjuntura, com foco nos desafios sociais, políticos e econômicos a serem enfrentados pela juventude brasileira.

O evento prossegue na quarta-feira (06/07), com planejamento coletivo e trabalho de grupo para discutir as estratégias e prioridades de atuação, e visita programada à sede da CUT, onde os jovens participarão de um bate papo com o presidente Vagner Freitas. A reunião será encerrada na manhã de quinta-feira (07/07), com a definição do calendário de lutas da Juventude cutista e encaminhamentos.