MENU

Juventude municipal participa de formação de líderes sindicais no Ceará

Promovido pela Fetamce, encontro pioneiro inicia nesta quarta (27) e prossegue até sexta-feira (29), no Estado do Ceará

Publicado: 26 Julho, 2016 - 16h36

Escrito por: Confetam

.
notice
.

Começa nesta quarta-feira (27/07), no auditório da CUT/CE, a primeira turma de formação em Liderança Juvenil no Movimento Sindical. Realizado pela a Federação dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal do Ceará (Fetamce), o evento é dirigido a servidores municipais entre 18 a 35 anos e tem o objetivo de incentivar o surgimento de novas lideranças nas entidades sindicais, bem como promover a formação política da juventude municipal. A abertura oficial está prevista para às 8 horas.

O primeiro módulo da formação, que prossegue até o início da tarde de sexta-feira (29/07), abordará temas como conjuntura, história, direitos da juventude e espaços de controle social. Estão previstos mais três módulos para a conclusão do curso, uma iniciativa pioneira da Fetamce. 

A seleção dos cursistas foi feita pelos sindicatos municipais, federações estaduais e integrantes de outras categorias, tendo como foco a qualificação do trabalho desenvolvido nas entidades sindicais e coletivos representantes de jovens, levando em consideração as diversidades de gênero, étnico-racial e de orientação sexual.

Formação para a transformação social

O projeto é constituído por encontros de formação, que possibilitam a troca de experiências e metodologias, provocando a reflexão coletiva das ações do movimento sindical e de juventude e das juventudes organizadas, com o intuito de promover a transformação social, baseada na consolidação das vias democráticas.

A Fetamce busca dar suporte aos processos de mudança protagonizados pelos jovens, contribuindo para o fortalecimento das organizações as quais são vinculados, da mobilização social como ferramenta na construção da dignidade humana e do pluralismo político, visando ampliar a capacidade crítica das/dos jovens, através do compartilhamento de saberes, desafios e aprendizados.

O curso terá uma turma de 40 alunos que participarão de quatro encontros presenciais, de produção de trabalhos individuais e de demais atividades, totalizando 100 horas/aula. Para a cerificação, o/a jovem deverá ter no mínimo 80% de participação nas atividades do curso.

Com informações da Fetamce