MENU

Lula cria comissão de combate ao desmatamento

Principal objetivo do esforço interministerial é buscar o desmatamento zero da Amazônia até 2030, afirmou Marina Silva.

Publicado: 09 Fevereiro, 2023 - 08h46

Escrito por: Thiago Marinho

Divulgação
notice

O governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva instalou nesta quarta-feira (8) a Comissão Interministerial Permanente de Prevenção e Controle do Desmatamento. Compõem o novo órgão, presidido pelo ministro da Casa Civil, Rui Costa, representantes de 19 ministérios. O Ministério Meio Ambiente e Mudança do Clima ficará responsável pela secretaria-executiva da comissão. 

Durante a primeira reunião, a ministra Marina Silva declarou que o grupo vai trabalhar para zerar o desmatamento na Amazônia até 2030.

Com foco inicial no bioma amazônico, a ministra, no entanto, não quis se comprometer com metas anuais de redução do desmatamento. E criticou o governo anterior. Durante a gestão Bolsonaro, o desmatamento na Amazônia bateu seguidos recordes. 

“Vamos trabalhar para alcançar a meta global, mesmo sabendo que tivemos um hiato de quatro anos de governo”, disse Marina. “Nós já temos um desmatamento que vem do outro governo. A partir de janeiro de 2023 é da nossa responsabilidade. Vamos fazer de tudo para que essa curva possa baixar”, acrescentou.