MENU

Minha Casa, Minha Vida terá retomada urgente

O Ministério das Cidades, extinto pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), que abandonou o pais dia 30 de dezembro de 2022, será comandada por Jader Filho.

Publicado: 05 Janeiro, 2023 - 08h42

Escrito por: Thiago Marinho

Divulgação
notice

O Ministério das Cidades, extinto pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), que abandonou o pais dia 30 de dezembro de 2022, será comandada por Jader Filho (MDB), que já determinou qual será a prioridade de sua gestão.

"Um dos principais caminhos para resolver essa chaga nacional é a retomada urgente do Minha Casa, Minha Vida. Os números passados atestam a importância do programa. Mais que os números, existem pessoas e famílias. A gente não pode dormir tranquilo enquanto milhões de brasileiros estão nas ruas, sem abrigo", disse Filho.

No discurso de posse na terça-feira (3), o ministro Jader Filho criticou o estágio em que o atual governo encontrou os programas sociais. "Precisamos reconstruir quase tudo nesta pasta, incluindo o Minha Casa, Minha Vida. Um programa tão importante neste país, reconhecido pela população, mas que havia sido descontinuado".

O desmonte do Minha Casa, Minha Vida, batizada de Casa Verde e Amarela por Bolsonaro deixou milhares de moradias sem terminar e provocou milhares de demissões na construção civil no país. 

O governo anterior chegou a cortar 90% do programa, com a paralisação das obras de 140 mil casas populares.  O orçamento para este ano só foi recomposto após a aprovação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC ) da Transição.  O foco do novo programa será a população brasileira de baixa renda de até  R$ 2.400.