MENU

Ministra da Gestão de Lula inicia diálogo com o funcionalismo

Nesta terça-feira, 07 de fevereiro, ocorreu no auditório do Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos, em Brasília, a cerimônia de reinstalação da Mesa Permanente de Negociação Coletiva.

Publicado: 07 Fevereiro, 2023 - 18h32

Escrito por: Thiago Marinho

Divulgação
notice

Nesta terça-feira, 07 de fevereiro, ocorreu no auditório do Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos, em Brasília, a cerimônia de reinstalação da Mesa Permanente de Negociação Coletiva dos Servidores Federais. A iniciativa do governo Lula comandada pela Ministra da Gestão,  Esther Dweck, foi carregada de simbolos que demonstram a mudança dos ventos democráticos que voltaram a soprar sobre Brasília. 

A atividade teve o prestígio da participação de mais seis ministros: Fernando Haddad, Luis Marinho,  Simone Tebet, Camilo Santana, Carlos Lupi e Márcio Macedo. 

A retomada da mesa que se iniciou em 2003 no primeiro governo Lula e que foi interrompida com o golpe há mais de 6 anos, teve como uma das marcas a assinatura da Ministra Esther no Decreto que retorna dirigentes dos sindicatos de servidores federais da folha de pagamento, retirados por Bolsonaro. A mesa reiniciada também possibilitará romper os sete anos sem reajuste dos federais.

Participaram ainda da cerimônia como convidados, representantes das confederações de entidades sindicais das três esferas do serviço público (municipais, estaduais e federais). Pela Confetam/CUT estiveram presentes  Silvana Piroli, do Sindicato dos municipais de Caxias do Sul e Sergio Antiqueira, do Sindsep (São Paulo). 

O dirigente da Condsef, Pedro Armengol, discursou representando a CUT e em sua fala deixou clara a necessidade do diálogo ser aberto também com todo o conjunto de servidores incluindo os municipais e estaduais também presentes. Dentre os principais pontos de pauta do funcionalismo destacou a urgência da regulamentação do direito à negociação coletiva para o setor público cuja lei já aprovada uma vez, mas vetada por Temer. 

A Ministra Esther encerrou a atividade deixando fora de qualquer duvida a mudança na condução do país com um discurso avancadíssimo na defesa dos serviços públicos. Destaque na sua fala para seu compromisso  com a retirada do Congresso e o enterro definitivo da PEC 32 (reforma Administrativa de Bolsonaro/Guedes).

Ressaltou ainda a importância da PEC da transição que na prática acabará com o Teto dos Gastos (EC 95/2016), uma vitória do governo Lula antes mesmo da posse.

Após o encerramento as entidades representativas das três esferas receberam o aceno positivo da Ministra para marcar após o Carnaval um encontro para iniciar diálogo sobre pontos de interesse do conjunto do funcionalismo do país.