MENU

Ministros e juristas querem mulher negra no STF

Em breve, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva vai indicar dois novos membros da STF. Isso porque, ainda neste ano, Ricardo Lewandowski e Rosa Weber completam 75 anos de idade e se aposentam.

Publicado: 09 Março, 2023 - 08h31

Escrito por: Thiago Marinho

Marcello Casal Jr/Agência Brasil
notice

Ministros e juristas ampliaram o coro pela indicação de uma mulher para compor o plenário do Supremo Tribunal Federal (STF). Durante a abertura da sessão que julga um habeas corpus sobre perfilamento racial em abordagens policiais, nesta quarta-feira (8), o ministro dos Direitos Humanos, Silvio Almeida, defendeu a indicação como forma de democratizar a Suprema Corte. O ministro Edson Fachin disse que espera a indicação de uma ministra negra.

“É fundamental que haja uma mulher negra no STF, uma pessoa negra para que a gente comece a discutir a democratização nos espaços de poder”, disse Almeida. Fachin aproveitou o Dia Internacional da Mulher para cumprimentar Rosa Weber – presidenta do STF – e Cármen Lúcia, e também citou a ex-ministra Ellen Grace. E sugeriu: “Peço licença para cumprimentar uma quarta ministra, que, quem sabe em um lugar do futuro, estará neste plenário: uma mulher negra”.

Em breve, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva vai indicar dois novos membros da STF. Isso porque, ainda neste ano, Ricardo Lewandowski e Rosa Weber completam 75 anos de idade e se aposentam compulsoriamente. O advogado Cristiano Zanin, que integrou a defesa de presidente na Operação Lava Jato, é apontado como um dos favoritos. Na semana passada, Lula afirmou que se indicasse Zanin, “todo mundo entenderia“.

Durante a tarde, a ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, também se manifestou nesse sentido. Em entrevista à GloboNews, ela afirmou que irá “pautar” ao presidente Lula a indicação de uma mulher negra para uma vaga no Supremo.