MENU

MST realiza atos pelo Plebiscito e Reforma Agrária

As organizações e os movimentos sociais do campo e da cidade realizam nessa terça e quarta-feira, dia 12 e 13 de agosto, mobilizações oito rodovias do Paraná.

Publicado: 13 Agosto, 2014 - 00h00

notice

O objetivo principal é reivindicar ações concretas do poder público, chamando a atenção da sociedade civil, da importância de políticas estruturantes de consolidação e fortalecimento da agricultura familiar e camponesa, a Reforma Agrária e a agroecologia.
A Organização das Nações Unidas (ONU) declarou 2014 como o "Ano Internacional da Agricultura Familiar", e reconheceu a contribuição da Agricultura Familiar e Camponesa para a segurança alimentar, nutricional e para erradicação da pobreza no mundo. Somente no Brasil, o setor é responsável pela produção de 70% dos alimentos consumidos pela população.
No entanto, há muito o que se fazer. Apesar de existirem várias ações públicas de apoio ao setor, houve poucos avanços.
Nesse contexto, os trabalhadores do campo e da cidade buscam o reconhecimento e a valorização desta categoria e apresentam pautas de reivindicação, entre elas nas áreas da habitação, do crédito, da agroindustrialização, da assistência técnica e extensão rural, da matriz energética e da melhoria na qualidade da educação.
Os trabalhadores também cobram o fortalecimento do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), que tem por objetivo promover o acesso à alimentação e incentivar a agricultura familiar. Os alimentos adquiridos pelo programa são destinados à formação de estoques estratégicos ou ao atendimento de pessoas em situação de vulnerabilidade econômica e social.
Dados de 2007, do Governo do Paraná, mostram que no estado, 3.016 entidades foram beneficiadas pelo programa, 5.774 agricultores e mais de 844 mil pessoas, chegando a R$ 10,9 milhões.
Na modalidade de Compra Direta com Doação Simultânea, 311 municípios do Paraná, firmaram termo de adesão ao PAA. Nesta modalidade, os governos compram alimentos produzidos por agricultores familiares e os repassam a hospitais públicos, creches, lar de idosos e outras instituições da rede socioassistencial.
Segundo dados do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), de 2014, nos últimos três anos, o PAA adquiriu produtos de 14,7 mil agricultores paranaenses. Estes alimentos foram distribuídos, a cada ano, a quase 3,5 mil entidades no estado.
Os movimentos sociais e organizações do campo e da cidade cobram ainda a construção de um processo de desenvolvimento sustentável, que responda aos desafios da humanidade, fazendo-se necessária a Reforma Política no país, como alicerce da mudança da sociedade."
Plebiscito
Nesta terça-feira (12), a Campanha Nacional pelo Plebiscito Popular por uma Constituinte Exclusiva e Soberana do Sistema Político realizará o Dia Nacional de lutas pela ‪Constituinte.
Os mais de 800 comitês, espalhados por todos os estados brasileiros, se reunem em manifestações locais para levar para a rua a luta pela Constituinte. As ações visam a divulgação e esclarecimento sobre o Plebiscito Popular, que será realizado de 1 a 7 de setembro e perguntará aos brasileiros(as): Você é a favor de uma Constituinte Exclusiva e Soberana do Sistema Político?
Fonte: SISMUC