MENU

NOTA DE REPÚDIO CONTRA ATOS TERRORISTAS EM BRASÍLIA

Nesta segunda (09), o Brasil acordou ainda em choque com os ataques antidemocráticos ocorridos na tarde de ontem (08), com a invasão das casas dos três poderes em Brasília.

Publicado: 09 Janeiro, 2023 - 09h08

Escrito por: Thiago Marinho

Evaristo Sá / AFP
notice

Nesta segunda (09), o Brasil acordou ainda em choque com os ataques antidemocráticos ocorridos na tarde de ontem (08), com a invasão das casas dos três poderes em Brasília. 

Os atos já estavam sendo anunciados há dias em grupos nas redes sociais, mas os órgãos de segurança do Distrito Federal resolveram fazer “vista grossa” às ameaças e pagaram literalmente para ver a destruição. 

Nós que fazemos parte da Confetam acreditamos que o Estado Democrático de Direito é nosso bem maior e defendemos a imediata apuração e a devida punição de todos os participantes, financiadores, apoiadores e articuladores das ações terroristas que chocaram o mundo e criaram uma imagem negativa do país.

Democracia é algo completamente diferente de terrorismo, e o que assistimos ontem foi um exemplo real de terrorismo orquestrado e muito bem organizado.

No último processo eleitoral, ocorrido no segundo semestre de 2022, foi marcado por questionamentos infundados contra o Sistema Eleitoral Brasileiro, desferidos por grupos antidemocráticos, de caráter protofascista. Negando a legitimidade do pleito, recusaram-se a aceitar a vitória do Presidente eleito Luís Inácio Lula da Silva.

Todavia, comprovando a lisura do processo eleitoral brasileiro (devidamente auditado), as mais distintas instituições e organismos nacionais e internacionais comprovaram a legitimidade e confiabilidade do pleito. As eleições de 2022 atestam que a democracia brasileira prevaleceu contra o autoritarismo e a barbárie.

Respeitar a vontade do povo, que manifestou-se democraticamente nas eleições de 2022, bem como os resultados das urnas, é obrigação de todas as brasileiras e brasileiros.

Diante da gravíssima situação que se abate sobre nossa democracia, nos unimos a todos os(as) brasileiros(as) e instituições democráticas, clamando e exigindo que os envolvidos em tal ato terroristas e de vandalismo sejam responsabilizados e punidos com o devido rigor da lei.  

A ordem democrática está sendo afrontada! Os sonhos de uma Nação unida estão sendo ameaçados! Devemos nos manter firmes e intransigentes em defesa do Estado Nacional de Direito.