MENU

Confetam convoca mobilização pela retirada do PL 5.595 da pauta de hoje do Senado

Projeto que torna essencial atividades presenciais na Educação Básica e no Ensino Superior está na pauta desta tarde do Senado. Entidade envia Carta aos Parlamentares pedindo retirada da matéria

Publicado: 29 Abril, 2021 - 14h27

Escrito por: Confetam/CUT

.
notice
.

Está convocada sessão deliberativa do Senado Federal para hoje (29/04), às 16h, na qual consta, no segundo ponto de pauta, a apreciação do Projeto de Lei (PL) nº 5.595/2020, que pretende induzir o retorno às aulas presenciais no pior momento da pandemia de Covid-19.

A Confederação dos Trabalhadores no Serviço Públicos Municipal (Confetam/CUT) convoca as federações estaduais filiadas, os sindicatos municipais e regionais da categoria, os trabalhadores e trabalhadoras das prefeituras brasileiras e toda a sociedade a irem às redes sociais aumentar a pressão popular contra o PL 5.595/20.

Vamos pressionar senadores e senadoras a retirarem de pauta o PL que ameaça a vida de professores, alunos, famílias e toda a comunidade escolar e universitária!

Escola sem vacina é chacina!

Essencial é a vida!

Confira a Carta Aberta da Confetam/CUT aos Senadores e Senadoras:

Exmo(a). Sr(a). Parlamentar

Tendo em vista a aprovação do Projeto de Lei 5.595/2020 na Câmara dos Federal, no último dia 20, e o fato de a matéria está na pauta de hoje (29) do Senado Federal, a Confederação dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal (Confetam/CUT) e suas 18 federações estaduais filiadas, que juntas representam mais de 800 sindicatos de base e cerca de 1,4 milhão de trabalhadores e trabalhadoras das prefeituras brasileiras, dirigem-se a Vossa Excelência para pedir a retirada do PL da pauta da Câmara Alta.

Ao propor tornar a Educação Básica e o Ensino Superior atividades essenciais, o PL pretende obrigar as escolas e faculdades a retomarem as aulas presenciais no momento mais crítico da pandemia no Brasil, colocando em risco não só a vida dos trabalhadores da educação e dos alunos, mas de toda a comunidade escolar e universitária.

Diante do risco de aprovação da matéria no Senado, nos dirigimos a Vossa Excelência para pedir que adote posicionamento contrário ao PL e nos ajude a impedir a aprovação de projeto de tamanha inconsequência.

A Confetam/CUT, suas federações filiadas e sindicatos de base entendem que, nesse momento de crise sanitária, essencial para o Parlamento e para a sociedade brasileira é a luta pela garantia de vacina para todos os brasileiros e brasileiras – professores, trabalhadores da Educação, alunos, pais e responsáveis -, condição sem a qual não podem ser retomadas as aulas presenciais, sob o risco de um agravamento ainda maior da pandemia, com impacto direto no aumento do número de mortos no país.

Sucumbir à pressão irresponsável do empresariado do ensino privado, permitindo a retomada das atividades presenciais na Educação Básica e no Ensino Superior, seria concordar com a necropolítica do desgoverno genocida da Jair Bolsonaro, alvo de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) por suas ações e omissões na gestão da pandemia no Brasil, que causaram a tortura e a morte de quase 400 mil brasileiros e brasieiras.

Na certeza do compromisso de Vossa Excelência com a Educação e com a segurança sanitária de escolas, faculdades e universidades, apelamos, mais uma vez, para que este Mandato se una aos professores, aos trabalhadores e trabalhadores do ensino municipal na resistência à retomada das atividades presenciais sem vacina para todes e na luta por condições de trabalho e de segurança no ensino público e privado!

Aprovar o PL 5.595/20 seria apostar na morte! A Confetam/CUT, suas federações e sindicatos apostam na vida e têm a certeza de que podem contar com o apoio de Vossa Excelência nesta luta que não é só dos servidores e servidoras públicas municipais, mas de todo o povo brasileiro!

Não ao PL 5.595/20! Não à morte! Sim à vida!

Volta às aulas presenciais, só com vacina para todes!

Retorno às atividades normais, só com condições de segurança sanitária nas escolas!

Essencial é a vida!

Essencial é investir na Educação

Confederação dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal (Confetam/CUT) e federações filiadas.