MENU

Professores da rede municipal do Recife (PE) entram em greve

Os professores e professoras das escolas públicas municipais do Recife, Pernambuco, estão em greve por tempo indeterminado.

Publicado: 03 Abril, 2023 - 10h24

Escrito por: Thiago Marinho

Divulgação/Simpere
notice

Os professores e professoras das escolas públicas municipais do Recife, Pernambuco, estão em greve por tempo indeterminado desde a noite da última quarta-feira (29). A decisão foi aprovada em assembleia geral da categoria convocada pelo Sindicato dos Professores da Rede Municipal do Recife (Simpere).

Os cerca de 8.900 professores da rede do município reivindicam o pagamento do reajuste salarial de 14,95%, anunciado pelo Ministério da Educação, com base em lei federal, para o piso nacional do magistério. No entanto, a Prefeitura do Recife ofereceu a incorporação de apenas 7,5% ao salário e quer pagar os outros 7,45% em forma de abono, o que foi rejeitado.

A paralisação deve atingir 329 unidades de ensino. De acordo com o Simpere, 101 escolas abrem em horário noturno - todas elas para turmas de Educação de Jovens e Adultos (EJA).

A coordenadora-geral do Simpere, Jaqueline Dornelas, contou que esta não é a primeira vez que a prefeitura não cumpre a decisão do Ministério da Educação em reajustar o piso nacional dos professores.  

“No mês de janeiro a gente tem direito ao reajuste anunciado de 14,95%.  No ano passado, quando o reajuste era de 33,24%, a gente teve somente 23% incorporados”, disse a sindicalista.

Por meio de nota, a prefeitura do Recife informou que, desde janeiro, nenhum professor da rede municipal recebe abaixo do piso nacional, estabelecido pelo governo federal em R$ 4.420,55 para 2023, o equivalente a R$ 22,11 por hora/aula.

Com relação às demais faixas, a gestão municipal disse que vem realizando mesas de negociação com o Simpere e apresentou diferentes propostas, que foram rejeitadas pela categoria, sendo a última delas a de pagar 7,5% de reajuste, além de 7,45% de abono.