Escrito por: Izadora Paula

Professores de 53 municípios do Ceará recebem reajuste de pelo menos 4,17%

Em três cidades - Crateús, Sobral e Cariré -, os reajustes superaram o índice proposto pelo Ministério da Educação.

OPOVOonline
Algumas prefeituras alegam limitações orçamentárias para aplicar o reajuste

Chegou a 53 o número de municípios cearenses que já reajustaram o salário dos professores neste ano. Em 50 desses municípios a reposição salarial se igualou ao índice de 4,17% estipulado pelo Ministério da Educação. O levantamento foi realizado pela Federação dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal do Estado do Ceará (Fetamce).

O reajuste superou o índice do Ministério em três cidades. Os professores de Crateús alcançaram 6,17% de aumento, Sobral conseguiu 6% e Cariré chegou a 4,5%.

Segundo a Fetamce, em algumas cidades o reajuste será parcelado, mas com efeito retroativo aos 12 meses de 2018. Há também os casos, como em Crateús, em que o aumento será escalonado, onde os profissionais receberão 4,17% retroativo a janeiro e mais 2% a partir de dezembro de 2019, totalizando 6,17%.

Em alguns municípios, no entanto, o reajuste não foi favorável para os educadores. Em Caucaia, de acordo com a Fetamce, a prefeitura informou que não irá conceder aumento aos professores este ano.

A assessoria de comunicação confirmou que não haverá reajuste por conta do orçamento da Prefeitura de Caucaia. O reajuste estipulado pelo Ministério da Educação ultrapassaria o teto de gastos do município.

Na maioria dos municípios, o aumento concedido foi aplicado de forma linear, contemplando os educadores com ensino médio, graduação, especialização, mestrado e doutorado.

Entretanto, em Senador Pompeu a única categoria que alcançou os 4,17 de reajuste foi o nível 1, dos educadores que possuem ensino médio. Nenhum dos outros níveis recebeu aumento, conforme informação do Sindicato dos Professores do Município para a Fetamce.

O POVO Online entrou em contato com a Secretaria de Educação, Cultura e Desporto de Senador Pompeu, que informou que o reajuste ainda não foi definido oficialmente. Está no aguardo das contas quadrimestrais do município. Portanto, a porcentagem ainda não pode ser apontada. 

Reajuste em cada município:

Crateús: 6,17%

Sobral:       6%

Cariré:   4,50%

Municípios com reajuste de 4,17%:

Acarape, Acaraú, Acopiara, Aiuaba, Antônia do Norte, Aquiraz, Barbalha, Barreira, Baturité, Brejo Santo, Campos Sales, Capistrano, Caririaçu, Catunda,Choró, Chorozinho, Cruz, Fortaleza, Frecheirinha, Graça, Guaiúba, Hidrolândia, Horizonte, Iguatu, Ipaumirim, Ipueiras, Itarema, Jati, Jucás, Madalena, Maranguape, Massapê, Milagres, Miraíma, Mombaça, Monsenhor Tabosa,Morada Nova, Orós, Pacujá, Pentecoste, Piquet Carneiro,Poranga, Saboeiro, Senador Pompeu, Tamboril, Tejuçuoca, Trairi, Ubajara, Varjota e Várzea Alegre.