Escrito por: Fetamce

Professores debatem em Fortaleza democracia, autoritarismo, educação e serviços públicos

Debate na Praça da Gentilândia será aberto a todos os interessados que passarem pelo local

.
.

“Democracia e tendências autoritárias no Brasil: desafios para a educação e os serviços públicos”. Para debater esse tema, neste momento decisivo para o futuro das políticas públicas em nosso País, professores, servidores públicos e representantes de entidades sindicais promovem na quinta-feira, 20/9, às 18h, na Praça da Gentilândia, uma mesa redonda, aberta a todos os interessados e a toda a população que passa pelo local, bairro universitário de Fortaleza.

Os palestrantes serão a professora Enedina Soares (representante da Federação dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal no Ceará – FETAMCE), o professor Jarir Pereira (representando a Secretaria da Educação do Estado do Ceará – Seduc e a Frente Escola sem Mordaça) e o professor convidado Nildo Ouriques, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

A realização do debate é uma iniciativa conjunta do Sindicato dos Servidores do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (SINDSIFCE), do Sindicato dos Trabalhadores das Universidades Federais do Estado do Ceará (SINTUFCE) e da FETAMCE. Entre os objetivos, levar o debate aonde o povo está, promovendo, em plena praça, uma discussão sobre um tema urgente e necessário, no atual momento de retirada de direitos sociais, fragilidade da democracia, avanço de tendências conservadoras e autoritárias, com efeitos diretos sobre a educação, a opinião pública, os serviços do Estado, as perspectivas para o País.

INSCREVA-SE JÁ para a Mesa de Debate pelo link:
https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLScikK-oG3psrySNtwuIeSRin7xIMnYAHRgp4LbmfHqhif7F1g/viewform?usp=sf_link

Minicurso no SINTUFCE dia 22/9

Outra atividade importante para ampliar o debate, neste momento de grande complexidade e forte preocupação para o povo brasileiro, será o minicurso “Dependência, Subdesenvolvimento e a Revolução Brasileira”, a se realizar no sábado, 22/9, das 8h às 17h, no auditório do SINTUFCE (Rua Waldery Uchoa, 50, em frente à Praça da Gentilândia).

O curso será ministrado pelo professor Nildo Ouriques (UFSC), aproveitando sua visita a Fortaleza para a mesa de debates da quinta-feira. É aberto a todos os interessados, com inscrição gratuita até o limite de 100 vagas. Um link para inscrição online será disponibilizado em breve nos sites do SINDSIFCE, da FETAMCE e do SINTUFCE.

Haverá entrega de certificado para os participantes de ambas as atividades. Tanto a mesa de debates na Praça da Gentilândia na quinta-feira, 20/9, quanto o minicurso no Auditório do SINTUFCE no sábado, 22/9, fazem parte das ações de formação política e diálogo com a comunidade, promovidas pelo SINDSIFCe, pela FETAMCE e pelo SINTUFCE.

INSCREVA-SE JÁ no minicurso pelo link:
https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfbmCNtmlS8fc-1cqLule1G2ojUroRUmkPFeh3cblWRBaeRuQ/viewform?usp=sf_link