MENU

Quarta (16) acontece o Dia de Luta em Defesa dos Servidores Públicos

Nesta quarta (16/03), servidoras e servidores públicos representantes das três esferas se organizam para protagonizar o “Dia de Luta em Defesa dos Servidores Públicos – Não à PEC 32”.

Publicado: 14 Março, 2022 - 14h51

Escrito por: Thiago Marinho

Divulgação
notice
Após o ato, o governo terá uma semana para se manifestar.

Nesta quarta (16/03), servidoras e servidores públicos representantes das três esferas se organizam para protagonizar o “Dia de Luta em Defesa dos Servidores Públicos – Não à PEC 32”. Em Brasília, a manifestação acontece a partir das 9h, no Espaço do Servidor (Esplanada dos Ministérios).

O desrespeito e o descaso com as servidoras e servidores tem provocado crescente insatisfação. Protocolada em janeiro, a pauta de reivindicação dos servidores pede recomposição salarial imediata referente às perdas inflacionárias do governo Bolsonaro, arquivamento da PEC 32 (Reforma Administrativa) e revogação da Emenda Constitucional nº 95 (EC 95), que congelou os gastos da União com despesas primárias por 20 anos.

Após o ato, o governo terá uma semana para se manifestar. Caso contrário, os servidores darão início a greve geral por tempo indeterminado. A greve que já tem data para acontecer pode se tornar a maior no funcionalismo desde 2015. Trabalhadoras e trabalhadores da administração pública prometem não arrefecer da luta.

No Planalto, especula-se que o governo continuará inerte até o final do mês de março. O silêncio é estratégico já que no início de abril, entram em vigor restrições da lei eleitoral (9.507/1997) que podem dificultar a concessão de aumentos. Nesse sentido, a greve é único recurso.

A Confederação dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal (Confetam/CUT) convoca todos os municipais do Brasil a fazerem parte dessa movimentação, para que haja um basta na falta de respeito aos servidores das três esferas. Pela valorização dos servidores já!