MENU

Reforma Administrativa avança na Câmara e centrais apontam calendário de luta para derrotar a PEC 32

Relatório da proposta deve ser apresentado nesta segunda e votado até quarta, com previsão de ir a Plenário já na primeira quinzena de setembro. Centrais planejam grande mobilização em Brasília dia 14

Publicado: 26 Agosto, 2021 - 17h38

Escrito por: Déborah Lima

.
notice
Reforma Administrativa de Bolsonaro coloca servidores no alvo dos ataques do desgoverno

O relator da Reforma Administrativa (PEC 32) na comissão especial da Câmara, deputado Arthur Maia (DEM-BA), deve apresentar o relatório da matéria na próxima segunda-feira (30), com previsão de leitura e votação na terça (31) ou quarta (1/09). A informação foi repassada na noite desta quarta-feira (25) pelo deputado Rogério Correia (PT/MG), após participar da última audiência pública realizada para debater a PEC 32.

Um dos coordenadores da Frente Parlamentar Mista do Serviço Público, que reúne deputados federais e senadores, Rogério Correia estimou para a primeira quinzena de setembro a votação da matéria no Plenário da Câmara, o que exige a intensificação da mobilização das entidades de trabalhadores e trabalhadoras do serviço público de todo o Brasil contra a aprovação da proposta.

Servidores se reúnem no dia da apresentação do relatório

A data da apresentação do relatório da PEC 32 na comissão especial coincide com o dia da reunião das cinco entidades nacionais CUTistas representantes dos servidores públicos das três esferas de governo - municipal, estadual e federal -, convocada para às 15 horas desta segunda-feira (30). 

Na ocasião, dirigentes da Confetam (municipais), Fenasepe (estaduais), Condsef (federais), CNTE (educação) e CNTSS (saúde, previdência e assistência social) discutirão com representantes das entidades filiadas ações unificadas de enfrentamento à Reforma Administrativa.

 As ações serão planejadas a partir do calendário de lutas acordado pelo Fórum das Centrais Sindicais, composto pelas principais centrais do país, entre elas a Central Única dos Trabalhadores (CUT).

Mobilizações nos dias 10, 11 e 14 de setembro

O calendário de mobilização indicado pelo conjunto das centrais prevê para o dia 10 de setembro uma live sobre os impactos da Reforma Administrativa com a participação de deputados e deputadas federais.

Para o dia 11 estão previstos atos nos municípios e Capitais com o intuito de pressionar os parlamentares indecisos e favoráveis a votarem contra a PEC 32, além de audiências públicas, panfletagens em empresas, nas bases e nas comunidades.

Para o dia 14 a previsão é de uma grande mobilização em Brasília, pela manhã com recepção aos parlamentares nos aeroportos, e a realização de um "aulão" ao ar livre, com as falas das entidades.

Mais de 160 sindicalistas inscritos

A agenda de mobilização e luta do Fórum das Centrais Sindicais será debatida por 162 sindicalistas de todo o Brasil já inscritos na reunião ampliada das entidades representativas dos servidores públicos municipais, estaduais e federais CUTistas.

Se você ainda não se inscreveu, corra e acesse o link  https://forms.gle/CRQCxwaSehs4iLi2A.  O prazo vence às 18 horas desta sexta-feira (27). A reunião ocorrerá nesta segunda-feira (30), das 15 às 18 horas, por meio do aplicativo ZOOM.

O link de acesso e o programa serão encaminhados posteriormente para os contatos informados nas inscrições.

Serviço::
Reunião ampliada dos dirigentes CUTistas das três esferas de governo
Segunda-feira, dia 30 de agosto, das 15 às 18 horas
Inscrições até às 18h desta sexta-feira (27), por meio do link  https://forms.gle/CRQCxwaSehs4iLi2A