MENU

Representantes de 12 países discutem impactos da pandemia no trabalho dos servidores públicos

Ação sindical municipal no contexto da pandemia é o tema central da reunião da Diretoria Executiva da Confederação dos Trabalhadores Municipais da Internacional de Serviços Públicos nas Américas

Publicado: 19 Agosto, 2020 - 16h00

Escrito por: Déborah Lima

.
notice
.

Começou nesta quarta-feira (19), na capital da Argentina, a 6ª reunião anual da Direção Executiva da Confederação dos Trabalhadores e Trabalhadoras Municipais da Internacional de Serviços Públicos nas Américas (Contram/ISP/Américas). Na pauta, a situação dos servidores públicos dos municípios diante da pandemia de Covid-19.

Tema central do evento, o impacto da pandemia no trabalho dos servidores municipais será analisado por Daria Cibrario, chefe mundial de governos locais e regionais da Internacional de Serviços Públicos (ISP), e pelo secretário regional dos serviços públicos internacionais na América Central, Jocelio Drummond.

Abertura

A atividade foi aberta na tarde de hoje por Thomas Kattig, representante do Younion, sindicato de trabalhadores do setor municipal, da mídia e das artes na Áustria. A entidade representa cerca de 150 mil profissionais de mais de 200 profissões diferentes em cidades e comunidades austríacas.

A reunião da direção da Contram/ISP envolve representantes de países do Cone Sul (Argentina, Chile, Paraguai, Brasil), da sub-região andina (Colômbia, Equador, Venezuela), da América Central (Costa Rica, Nicarágua, Guatemala, Honduras) e do México.   

Situação no Brasil 

Representando o Brasil, a presidenta da Contram/ISP/Américas, Vilani Oliveira, também presidenta da Confederação dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal (Confetam/CUT), participa do encontro de líderes sindicais das Américas. Dirigente máxima dos servidores municipais brasileiros, Vilani apresentou um relatório sobre a situação da categoria no país.

A 6ª reunião anual da Direção Executiva da Contram/ISP/Américas encerra nesta quinta-feira (20), em Buenos Aires.